Risoto de pinhão e berinjela recheada



Risoto de pinhão e berinjela recheada

Malandro, hoje deu certo. Eu acordei cedinho e avisei todo mundo que ia viajar pra Pasárgada pra ver a Gina.
Ficou aquele silêncio de Cemitério fechado que nem se ouvia os passarinhos brigando lá fora por conta do nectar pra beija-flor que eu faço todo dia pra eles.
Rapaz, essas aves devem ser cria da Lolô, nunca vi. Tem dias que eles esvaziam dois bebedouros em menos de 6 horas. Fala sério.
Falei com os meus botões:
Vou de busão que dá pra ir dormindo até lá numa boa. Penduro um fone na trilha MISTURA FINA do Marcio Martini no Spotify e aí é só alegria. Vou me arrumar porque o busão sai às 7 da madruga.

quer pendurar também?


Mais do que rápido a Lolô e o Don Martini fizeram uma mochila e se mandaram pra rodoviária.
Esse velho é safado: como ele não paga pela idade, pegou a Lolô, que vai "di menor" e se mandaram escondidos, pra viajarem "de grátis".

Eu vi os dois saindo na ponta do pé. Voltei pra cama feliz. 
Armei e me dei bem. “Hoje eu almoço sozinho” pensei com aquele botão que não fecha mais - saco essa coisa da pandemia que a gente só cresce!!!



Aí, cochilei até às 7H30 e calmamente fiz um café pra tomar com bolotone que tinha aí - delícia - e resolvi que ia fazer um risoto de pinhão e uma berinjela recheada que pintou outro dia aqui no grupo e eu aguei.
Meti bronca pra cozinha, todo alegrinho.

...
...
...

Isso mesmo, durou o tempo de você ler essas reticências que eu coloquei ai no texto de propósito.

- Oiê, Tiôôô, o que você tá aprontando aí?

Era a Lolô.
- Ei mulher, você não foi pra Pasárgada.
- Não, deixei aquele velho caramano e ranheta ir sozinho. Ele é um mala sem alça que só fala em italiano e fica cantando umas coisas muito antigas. Você acredita que ele foi daqui na rodoviária cantando uma tal de  SULLA SABBIA?
- Eu sei, era do Pino Donaggio, vou até adivinhar pra você o que ele cantava.
- Duvide-o-dô!
- Era assim: Sulla sabbia che accarezzi, c'era scritta una parola, Amore Amore
- Ui, tiô, é essa mesmo, o que quer dizer?
- Quer dizer que uma palavra foi escrita na areia que você acaricia essa palavra é amor, amor.


- Nossa que velho mais romântico. Ele disse que tava cantando porque ia encontrar com a Gina.
- Então, a Gina era um amor perdido dele que nunca rolou, mas ele fica nessa de "ah Gina  bella e carina, Tu sei la mia vitta".
- Isso mesmo. Já ouvi ele falando isso, principalmente depois que você dá pra ele aquele "Liquore di Ulisse". Você devia parar com isso. Ele já não tem mais idade pra bodear, nem você, sabia?

Gente, esse papo-cabeça com a Lolô sempre acaba comigo fazendo o dengo dela, quer ver?

- Então, Tiô, eu soube que você vai fazer aquele risoto de pinhão que eu amo, é mesmo?
- É!
- Legal, faz também aquela berinjela que eu gostei tanto daquele seu amigo do grupo, faz vai? Faz pra mim, faz?
- Não, menina, é muita comida.
- Não faz mal, você come. (sic).

Acho que ela ficou assim depois que eu fui pra Roma e ela não viu o Papa. Chato isso, sabe?





Chega de Prosa


RECEITAS

Risoto de pinhão

Caldo de legumes
restos de legumes da cozinha
1 litro e água
ferver e guardar
esquentar na hora de preparar o risoto
acertar o sabor do sal


Ingredientes para o risoto
200 gr arroz arbório ou carnaroli
1 colher de sobremesa de manteiga ou margarina
1 colher de sobremesa de cebola picada
1 cálice de vinho branco seco
2 conchas de caldo de legumes
sal, ajinomoto  e pimenta do reino à gosto
50 ml de creme de leite
150 g de pinhão cozido, descascado e picado



Preparação

O Risoto se faz mexendo a panela praticamente a todo o instante pra acertar o ponto de apurar. 
Por conta disso, os tempos aqui descritos podem não corresponder à realidade da sua casa. 
Os fatores que influenciam diretamente no tempo são: 
caloria do fogo, temperatura ambiente, temperatura dos ingredientes utilizados. 
O importante é que os grãos do arbório devem ficar macios e cremosos, mas não papentos.

numa panela no fogo baixo
coloque a colher de manteiga e a cebola picada
depois coloque o arroz e o vinho branco
espere evaporar
depois coloque uma concha de caldo
deixe cozinhar 2 minutos
coloque o creme de leite
coloque outra concha de caldo
depois de um minuto coloque o queijo ralado
depois de outro minuto coloque o pinhão picado
sal, ajinomoto  e pimenta do reino à gosto
mexendo sempre, deixe apurar
Depois que ficar pronto desligue o fogo
deixe descansar por 30 segundos
sirva quente





Berinjela Recheada

01 berinjela
100 g presunto picado pequeno
100 g mussarela picado pequeno
1 tomate picado pequeno
sal, pimenta do reino, azeitonas verdes descascadas, queijo ralado azeite à gosto

Abra uma berinjela de comprido, fazendo uma barquinha em cada pedaço.
retire o miolo.
faça um molho misturando tomate picado, miolo de berinjela, presunto e azeitona.
aqueça o forno
Unte as barcas de berinjela e uma forma com azeite
recheie com uma o molho molho de tomate, presunto e mussarela.
leve ao forno com um fio de azeite sobre cada barca
Quando estiver quase pronto, pulverize queijo ralado e um fio de azeite




Mangia che te fà bene
Bacci mile
Siamo tutti oriundi
Marcio Martini
06/07/2020
#ProsaGostosa
http://prosagostosa.blogspot.com/2020/07/risoto-de-pinhao-e-berinjela-recheada.html