Sagu de vinho sem açúcar


Sagu de vinho sem açúcar 

Outro dia a receita da Eliana Pires Lebre me assanhou: Adoro sagu mas, pra mim e pra alguns queridos amigos, essa coisa de não poder ter açúcar nas receitas pega.
Então eu resolvi "mudar" umas coisinhas pra "adoçar" sem açúcar e ficou muito bom.

A receita é a da Eliana com adaptações.
Coloquei um pouco mais de cravo, e troquei o açúcar por anis estrelado.
O anis estrelado dá um sabor adocicado, que eu gosto, e dispensa o açúcar.

O sabor final ficou muito bom, com um tom de vinho levado com canela e cravo.
O sabor do anis ficou lá no fundo e você só percebe depois de comer um pouco.

Eu vou comer esse sagu bem geladinho e com queijo, assim:
Sagu com catupiry
Sagu com naquinhos de parmesão
Sagu com lascas de queijo do reino
Sagu com nacos de camembert
Sagu com cheddar
Se você tiver pecorino,
Sagu com naquinhos de pecorino
---
Claro que você teve outras ideias de usar esse sagu.
Conta pra mim ??

Ingredientes

500 gramas de sagu
1 litro de vinho tinto suave
2 colher (sobremesa) de cravo
4 pedaços de canela em pau
1 colher de sopa de anis estrelado

Preparo

Coloque cinco litros de água em uma panela e leve ao fogo. 
Espere ferver e coloque o sagu. 
Deixe ferver por dois a três minutos, retire a panela do fogo e deixe descansar por oito a 12 horas. 
Depois de descansar, as bolinhas de sagu terão absorvido quase três litros de água e devem estar grandes e transparentes. 
Passe o sagu por uma peneira para tirar o excesso de água. 
Coloque o sagu novamente na panela. 
Acrescente o vinho, o anis estrelado, os cravos e pedaços de canela em pau. 
Leve ao fogo novamente, até ferver.
Desligue o fogo e mexa de vez em quando. 
Depois de esfriar, leve à geladeira.

Bom proveito.


Marcio Martini
22/06/2020
#ProsaGostosa
http://prosagostosa.blogspot.com