Bolo de milho



Bolo de milho
Torta di mais

Bolo de milho e o muro da escola


Hoje deu vontade de comer bolo de milho, daqueles que a gente só come em festa junina, na beira da fogueira.
Eu gosto dele sequinho sem nada, gosto também do recheado, também gosto daquele que tem coco de cobertura e um outro que tem leite condensado no meio.
Também sou fã daquele bolo de milho com requeijão e goiabada dentro e daquele outro que tem uma cobertura de pó de canela.
Tem um que tem cenoura misturada, desse eu também gosto.
Tem aquele que tem cobertura de brigadeiro e aquele outro que tem queijo ralado e uma pincelada de ovo antes na hora de assar.
Eu só não gosto de bolo de milho quando não tem (sic) ou quando acaba.

Então eu fui pra cozinha fazer um e me lembrei de uma passagem com bolo de milho na minha infância.
Eu morava a 12 km longe da cidade, nos anos 50 eram léguas e léguas de distância.
Naquela manhã, minha mamma me acordou cedinho, me deu aquele pedaço de pão caseiro com leite com café na caneca que a gente “pochava” o pão e disse:

Marcinho: Hoje nós vamos na casa da tia Madellena lá na vila Maria e você vai poder brincar no zoológico.
ADOREI. Eu amava ir na Vila Maria porque o zoo ficava na rua da minha tia e, enquanto elas ficavam falando mal da mãe e das irmãs e dos cunhados e dos maridos e dos vizinhos delas, eu e meus primos arrasávamos no zoológico - era só passar pelo muro.

Eu explico. Tinha uma bilheteria que cobrava, mas meus primos conheciam uma manha que era uma fresta estreitinha lá no meio do muro, daquelas que só dava pra passar gato apertado, e tchum - estávamos dentro. Daí a grana sobrava pro sorvete, pipoca e algodão doce.
- Bellino, non tardare allo zoo che la zia farà quella torta di mais che ti piace così tanto
Bellino, no caso, era eu. Aí eu disse pros meus primos: vamos logo pra gente voltar rápido. Pro almoço a gente já tava em casa.

Teve um almoço trivial e de sobremesa o bolo. Eu comi até o avesso.

Voltamos pra casa e... é agora que a história começa: Tinha um bilhete da Dona Jacira, diretora da escola pra minha mãe.

Eu nem vi o bilhete, tava entretido com um estilingue quando, lá no fundo do corredor meu quarto tremeu com a  frase:

- MARCIO MARTINI, VIENI QUI!

Nem bem eu entrei na cozinha, fui trucidado por duas megeras - a nonna e a mamma, uma com um chinelo e outra com uma cinta e tomei uma surra à seco daquelas bem doídas.

Se você é do meu tempo, vai lembrar que a surra à seco doía menos do que aquela que elas te jogavam no chuveiro pelado e davam na bunda e nas costas. Sempre tinha umas chineladas na nuca e uns socos no peito, tudo muito meigo.
Depois tinha o carinho dos beijinhos enquanto me secavam. 
Bellino, questo è per il tuo bene, non piangere!

- Mamma por que eu estou apanhando?
- A causa del biglietto!

Bom, pra deixar curto, no bilhete estava escrito que, naquela manhã, o muro da escola havia sido derrubado pelo grupo de moleques do qual eu fazia parte e que eu estava suspenso das aulas do dia seguinte.

Mas, mamma, eu estava com a senhora e a nonna o dia todo, NÃO FUI EU - gritei surdamente em minha defesa.

Entre uma chinelada e uma cintada uma delas disse:

- Se fossi qui, diventeresti il capo

E o ditado diz que quem tem fama deita na cama. 
Nessa noite deitei todo doído e estropiado.
O bom é que de manhã tinha passado a marra delas e as duas vieram me acordar dizendo:
- Bellino, oggi c'è la torta di mais

Cosa fare !!!

Chega de prosa

Ingredientes
2 xícaras (chá) de açúcar - eu ponho meia e pra mim é até muito
1/2 xícara (chá) de manteiga
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara (chá) de milho
2 ovos (claras e gemas separadas)
2 vidros de leite de coco (400ml)
5 colheres (sopa) de queijo de minas (meia cura) ralado
1 colher (sopa) de fermento em pó químico
Margarina e farinha de trigo para untar
Açúcar e canela para polvilhar

Modo de preparo
Bata no liquidificador o açúcar, a manteiga, a farinha, o milho, as gemas e o leite de coco até ficar homogêneo.
Despeje em uma vasilha, adicione o queijo, o fermento e as claras batidas em ponto de neve e misture delicadamente com uma colher.
Despeje em uma fôrma de buraco no meio untada e enfarinhada e leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até que ao enfiar um palito, ele saia limpo.
Deixe esfriar e desenforme.
Sirva polvilhado com açúcar e canela.

Buono apetito!!
Mangia che ti fà bene
Siamo tutti oriundi
Marcio Martini
28/06/2020
#ProsaGostosa
http://prosagostosa.blogspot.com