Panetone de Liquidificador




Panetone de Liquidificador

Esse lance do sovar é legal, mas tem horas que é melhor pegar de leve,né mesmo?
Então hoje eu resolvi fazer um bolo com cara de panetone, naquela forma comprida e alta de fazer bolo ou pão caseiro.
Procurei naquele caderninho de capa vermelha da Maria e achei uma barbada que fazíamos pra molecada lá no passado.

É um bolo com gosto de panetone, mas com cara de bolo, mas parece panetone, mas é bolo.
Bom, eu faço com METADE do açúcar que manda a receita e METADE das frutas cítricas, mas fica muito bom. Pra sua molecada recomendo fazer a receita como manda.

Era uma farra, principalmente porque o Papai-noel era sempre eu.
De sacanagem, eles mesmo de traziam a roupa do bom velhinho, ajudavam a me vestir, davam milhares de palpites - principalmente as meninas (duas italianas lindas, mas daquelas bem civettas).
- Tira essa barba postiça, põe de novo, tira de novo ...
- Essa cinta tá te deixando mais barrigudo ainda, tira tira ...
- Para quieto no lugar, não consigo fechar esse paletó
- Na hora dos presentes o meu é aquele amarelo, não esquece
- De havaianas, não pode, tem que ser com as botas
(Tudo isso falado com o dedo em riste e no IMPOSITIVO) - quem sou eu de negar ...

Que horror, só de escrever tô sofrendo de novo.

Nesse tempo, pra tentar não sofrer novamente, quando chegava perto do dia 20 de dezembro eu sempre podia pra  secretária da consultoria "me aloca em qualquer coisa fora de sampa por pelo menos um mês".
Nunca rolou, acho que porque a secretária da consultoria era a mãe desses moleques.

E, depois que passava a farra da distribuição dos presentes - cada um deles ganhava o presente no meu colo - , tinha um deles que trazia o meu (que eu tinha comprado pra mim - entendeu essa parte?).
- "Papai-noel" - (em tom bem sarcástico), esse é o seu, tó, e eu ganhava um beijo.
Eu fazia essa cara de bobo que tô fazendo agora só de lembrar e íamos pra mesa (de novo).
Tinha quase tudo isso que você tá imaginando e também tinha esse bolo-panetone.
Era sempre uma folia daquelas boas de repetir todo ano.

Chega de prosa

Ingredientes

300 ml de leite morno
2 ovos 
5 colheres sopa de margarina vegetal líquida (1 min microondas)
1 xícara de açúcar
10 g de fermento para pão
250 g de farinha de trigo
1 xícara de frutas cristalizadas a gosto - pode trocar por chocolate em blocos
1 colher chá de sal
1 dose rum de coco ou 20 ml de essência de Panetone

Preparação

no copo do liquidificador
Coloque leite morno, ovos , margarina, açúcar
Bata por 30 segundos
Coloque o fermento
Bata por 2 minutos

Numa vasilha
Coloque a farinha, frutas cristalizadas, sal e o rum ou essência de panetone
Mexa muito bem até ficar com cara de massa de bolo
Passe toda a massa para uma forma untada com margarina e um pouco de farinha de trigo
Cubra a massa com um pano de prato
Deixe a massa descansar por 1 hora num lugar fresco e sem vento - vai dobrar de tamanho

Faltando 10 minutos pra dar o tempo da massa, ligue o forno para aquecer
Lá no fundo coloque uma forma com um dedo de água para ajudar a manter o forno umedecido
Coloque a forma com a massa e deixe assar por 45 minutos no forno forte
Não mexa mais no forno - não fique abrindo pra ver se tá ficando bom - vai ficar muito bom
Depois que passar o tempo, Desligue o forno
Abra meia porta e espere 15 minutos pra tirar a forma
Desenforme

Tá pronto



Marcio Martini
03/07/2020
#ProsaGostosa
http://prosagostosa.blogspot.com/2020/07/panetone-de-liquidificador.html