Bolo Fácil



Bolo de coco é da minha infância. Desde que eu me lembro, eu gosto. Mas depois de algumas conversar com meu Endócrino, achei melhor maneirar.
Mas outro dia, vendo umas ideias do Varotto e da Eliana Pires Lebre, eu achei que dava pé mandar bem numa receita antiga, perdida nesse monte de cadernos da Maria, e mexer unas cositas na receita.
Numa prosa boa uma vez com a Ritinha França Borba ela me disse que eu poderia cortar o açúcar de qualquer receita em pelo menos 1/3 que ninguém perceberia.
Desta vez eu fiz pior: cortei 2/3. No caderninho da Maria iam 3 colheres de açúcar e eu coloque APENAS UMA! Pra compensar um pouco a "falta", tem uma colher de chá de extrato de baunilha e uma colher de uvas passas brancas.


Bem na horinha que eu tava começando a untar a forma...
- O que é que você está fazendo? É gostoso? É o bolo da minha festa? Faz com uva passa que eu gosto. Ah, põe um pouco de baunilha, fica do meu jeito.
- Lolô, não é você que vive dizendo que está fazendo regime? Que onda é essa?
- É que eu fiquei com vontade ... faz vai? Faz que eu como. Prometo que é só um pedacinho, vai?
- Ah tá. Vem cá, mulher: E que festa é essa?
- A festa que a Wilma Ristori Russo disse que era pra mim.
- Entendi.

Na boa, eu acho que, no lugar do Don Martini, quem vai pra Pasárgada com passagem só de ida sou eu, entende?

Chega de Prosa


Bolo de Coco 

Ingredientes

1 xícara de manteiga
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá)  de extrato de baunilha
1 colher (sopa) de uvas passas brancas
3 ovos
1 colher de fermento em pó
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
2 xícara de coco ralado
1 xícara de leite

Margarina e farinha de trigo para untar



Preparação

Unte a forma com margarina e farinha de trigo
Ligue o forno no médio
numa vasilha quebre um a um os ovos e separe

Coloque no vasilha da batedeira
farinha de trigo, açúcar, coco ralado
mexa com a colher de pau pra misturar bem
abra um buraco no meio da farinha e coloque os ovos
coloque o leite
ligue a batedeira no fraco e bata por 2 minutos
desligue

Abra o forno e burrife um pouco de água

coloque o leite de coco, fermento e baunilha
ligue a batedeira no forte e bata por 3 minutos 
desligue

passe a massa para a forma e coloque no fundo do forno médio
asse por ao menos 40 minutos, não abra o forno
depois de 40 minutos faça o teste do palito

na hora que ficar pronto, desligue o forno, tire a forma e deixe esfriar
depois de uns 20 minutos vire o bolo da forma para um prato



Marcio Martini
31/07/2020
#ProsaGostosa
@prosagostosacananeia
https://prosagostosa.blogspot.com/2020/07/bolo-facil.html