Panetone fácil


Panetone fácil


- MARCIÔÔÔ, ACORDA! Tô apertada!

- Orra Lolô, ainda nem são seis da matina. Dá um tempo!

- NADA DISSO. Pula da cama que eu quero panetone. E quero super-recheado.

- Vem cá mulher: E aquela conversa de Dona Filizola: Como fica?

- Você também? Já não chega aquela lambisgoia da Fontaine? Todo mundo pega no meu pé! DA LICENÇA!!!

- Bom queridinha: eu nunca fiz panetone e, como você deve saber, sem emuls...

- CALA A BOCA, SAI DA CAMA E FAZ LOGO ESSE PANETONE PRA MIM! TÔ APERTADA!

- Mulher: A essas hora, aonde é que eu vou uma receita de panetone?

- Naquele caderninho de capa vermelha: Lá tem tudo!!!

...

- Achei: Aqui diz PANETONE FÁCIL.

- Então, mãos à obra!

- Ah ... aqui diz "cubra com cobertor e deixe crescer por 40 min". Eu morro de calor, nem tenho cobertor.

- EU TENHO!! Eu tenho a mantinha que eu ganhei da Sil, serve?

- Sil, quem é Sil?

- BURRÃO: Sil é a Silvana Bianchi, minha amiguinha aqui no face.


<NR> 

Interrompemos a transmissão desse post por absoluta falta de vergonha na cara dos personagens!

Pedimos desculpas.


Chega de prosa


Panetone fácil

* Faz dois panetones de 550 g cada


esponja

50 g trigo

80 ml água morna

10 g fermento biológico seco

mexa com colher

descanse 20 min


hidrate numa vasilha

60 g uvas passas

60 g frutas cristalizadas

1 copo suco de laranja

reserve


na massa descansada acrescente

100 g açúcar

100 g margarina

4 gemas

1 colcafé sal

1 colcha essência de panetone

misture com colher

coloque aos poucos e misturando

(125 ml água morna + 500 g trigo)


enfarinhe o tampo da mesa 

sove para encorpar

divida a massa em duas 

abra cada massa

escorra as passas

* aqui o recheio pode ser de outras combinações

esparrame as passas hidratadas por sobre a massa

junte as frutas cristalizadas

dobre e boleie a massa

cubra com plástico e pano e descanse por 30 min


coloque a massa na forma de papel

cubra com plástico e pano

leve a um local quente sem vento

cubra com cobertor e deixe crescer por 60 min 

faltando 10 min para acabar o tempo aqueça o forno no forte

asse a 180º por 50/60 min

Tire do forno para uma grelha e deixe esfriar por 2 horas


Marcio Martini

#prosagostosa #viamariabistro #mangiarebene #comerbem

https://prosagostosa.blogspot.com/2021/12/panetone-facil.html