Pescada ao creme béchamel


Pescada ao creme béchamel

Filé de pescada branca grelhada com creme béchamel, brócolis alho e óleo e arroz com salsinha


- Bola lá. Quinta é dia de macarronada. Vou mandar um penne alla rabiatta  que eu gosto, danado de ardido igual ao da  Cantina Vico d'O Scugnizzo!

- Marciôôô, Macarrão, hoje não. Ainda tem béchamel? Faz com peixinho. Eu contei pro Don Martini e ele vem almoçar comigo.

Você entendeu bem, né? O meu amigo MALA vem almoçar com a essa POCHETE. E eu aqui vou sobrar com a vontade do Rabiatta poque esses dois vão de peixe.

- Lolô, como você vai convidando as pessoas assim sem mais nem menos. E logo aquele carcamano? você sabe que eu não gosto dele.
- Ah Marcinhôôô, deixa vá? É que eu gosto tanto dele? E ele disse que vai trazer um vinho Valpolicella 2015 bem seco só pra você.

- Bem seco? Daquela safra maravilhosa de 2015? É uma delícia só de ver a cor, e o buquê, e esse sabor que prende na boca aaah. E só teve essa safra!!
- É, bem seco, daqueles que você gosta. Daqueles que a gente toma e nem percebe. E a safra de 2015 só teve em 2015. Em 2016 já era outra. (SIC)

- Ah tá. Bom, safra 2015 ...  Será que ele gosta de pescada ao creme béchamel? Eu queria fazer uma comidinha pra ele gostar. Ele é um cara formidável, né?
- É sim. Claro que ele gosta. Se ele não comer, eu como.

- Olha, pra ele tem que dizer que é "pesce con crema di besciamella", não esquece.
- Tá, eu digo. Agora traz um toddynho pra mim aqui na rede que essa mantinha de sereia é tão quentinha.

Chega de Prosa

Molho béchamel (souce béchamel)

meio litro  de leite
1 folha de louro
1 cebola pequena picada
1 dente de alho cortado em pedaços
Noz-moscada  e pimenta do reino a seu gosto

Coloque todos os ingredientes com o leite para ferver
mexa
espere esfriar por meia hora
peneire e reserve


Roux

2 colheres de manteiga
2 colheres de farinha de trigo

coloque a manteiga numa panela e leve ao fogo para derreter
tire a panela do fogo
acrescente a farinha aos poucos e mexa para não empelotar
coloque em fogo baixo
mexa para fazer uma mistura homogênea e cremosa
tire a panela do fogo e desligue

Agora é a hora do preparo final do béchamel

aos poucos coloque o leite peneirado e mexa com colher de arame sempre para não empelotar
ligue o fogo baixo
coloque essa panela no fogo e deixe ferver
fique mexendo até ficar no ponto
acerte o sal

Tá pronto

Dica di Cuoco

ROUX (do francês vermelho alaranjado ou ruivo) é uma preparação originária da culinária francesa utilizada como espessante de molhos, sopas ou guisados.
Consiste em cozinhar farinha de trigo em manteiga derretida, até formar um creme espesso e homogêneo.


Marcio Martini
#prosagostosa
@prosagostosacananeia
https://prosagostosa.blogspot.com/2020/08/pescada-ao-creme-bechamel.html