Farofa de couve com ovos



Farofa de couve com ovos 

A cozinha mineira é de uma riqueza sem fim. Desde os pratos mais sofisticados e demorados até uma farofinha de couve com ovos, tudo é muito especial.

Hoje eu tava quieto lá na rede com a Lolô pensando nessa farofa, quando apareceu por aqui "de passagem" ... ele mesmo: Don Martini.

- Ciao bella ragazza, tu sei lá piu carina della mia vitta.

Rapaz, o italiano vem com lero-lero pra cima da Lolô? Qual é? Vou deixar correr solto.

- Grande carcamano, não vem me amolar. Tô com frio enrolada no meu cobertorzinho. Passa fora!

- Bellissima, ancora sembra difficile, mà ti amo così tanto, tanto.

- Balela. Você fala isso pra todas. E aquela civetta de cabelo pintado da Mariú? Ela te botou pra correr lá da praia do Marujá, né? Você não presta nem pra troco de banana! Xispa daqui!!

- Carina, non farmi del male, Mariú era solo un sogno di gioventù.

- Que juventude?
Ô conversa!!
Você FEZ MEIO século já faz quase meio século.

- Mà non, guarda sirenetta del mare del mio cuore.

- SE-RE-I-NHA dos mares do seu coração é a sua nonna. Respeito é bom e eu gosto,  seu  ...

Larguei de mão e comecei a mexer com essa farofinha de couve com ovos que ficou da hora.

Deixei eles lá trocando carinhos como esses, muitos deles impublicáveis.
Esses dois se pegam que nem cão e gato desde que eu me lembro.

Olha amigo: Você tem algum palpite do que eu devo fazer ma me livrar desses dois? Escreve aí!

- Marciôôôô, Lindinho, faz DUAS caipirinhas de capim cidreira pra nós? Essa prosa com o Don Martini tá tão boa !!!
- Bambino, per me solo limone senza zucchero, è, sono a dieta.

(eu mereço)


Chega de prosa


Farofa de couve com ovos 

Ingredientes

1 maço de couve manteiga em tiras finas
150 g de farinha de mandioca flocada
3 colheres de sopa de manteiga
2 ovos inteiros e  batidos
2 dentes de alho descascado picados ou amassados
1 cebola picada pequeno
50 g de torresmo
sal e pimenta do reino a gosto

Preparação

aqueça a frigideira
coloque manteiga e o alho e deixe até dourar
coloque cebola e deixe a cebola ficar transparente
em seguida coloque os ovos, mexa um pouco e deixe 2 minutos
depois coloque a couve e o torresmo, mexa e deixe 1 minuto

agora é a hora da farinha de mandioca

coloque aos poucos até ficar no ponto de virado (tutu) ou ao seu gosto
Acerte o sal e a pimenta do reino
Misture um pouco para pegar a cor
Tá pronto


Marcio Martini
#Prosagostosa
@prosagostosacananeia
https://prosagostosa.blogspot.com/2020/08/farofa-de-couve-com-ovos.html