Bolo de Caçarola Italiana



Bolo de Caçarola Italiana


Memória afetiva é uma coisa séria e no meu caso BEM ANTIGA!!
Esse doce tinha vez por outra e era uma delícia sempre - eu gostava principalmente por conta do gosto do queijo lá no fundo do doce.

O tempo passou, a gente cresceu, viveu, os costumes mudaram, vários se perderam ... e aí eu achei essa pérola de receita que a Claudia Françoso publicou.

Pras coisas todas das minhas dietas eu fiz algumas adaptações:
Cortei o açúcar e o caramelo (que são  dois amores proibidos) e resolvi fazer uma versão de BOLO ASSADO no lugar do tradicional que a Claudia postou.


De cara, na hora que começou a assar, o aroma na cozinha era o do quintal da casa da minha mãe. Na hora que eu cortei, a surpresa foi maior ainda: ficou um bolo bem cremoso, com casquinha dura, bom pra pegar com a mão num café com prosa.

Por falar em prosa, eu fiz esse bolo pra esperar a volta da Lolô e do Don Martini lá do Marujá. Vou te contar uma coisa que é um segredo, bem lá do fundo:

Eu nem gosto muito desses dois me atormentando o tempo todo por aqui ... mas faz falta viu?

Chega de prosa

Caçarola Italiana
Receita da Claudia Françoso


Cobertura
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água

leve a fogo o açúcar 
quando derreter 
acrescente água para apurar 
e caramelize a forma


( no meu bolo eu não usei essa cobertura nem a forma caramelada)



2 xícaras açúcar - coloquei 2 colheres de sopa de LOWÇUCAR
3 xícaras leite
1 1/2 xícaras farinha de trigo
3 colheres sopa margarina
4 a 5 ovos - coloquei 4 ovos
50 g coco ralado
50 g queijo ralado

Preparação

Aqueça o forno no forte
unte uma assadeira com margarina e farinha de trigo

no copo do liquidificador coloque
ovos, leite, margarina, açúcar e queijo ralado
bata 2 minutos
coloque cada 1/2 xícara de farinha por vez e bata 1 minuto
faça isso até completar toda a farinha
bata por mais 2 minutos
desligue
acrescente o coco ralado
mexa com colher

coloque na assadeira caramelada
(a minha foi apenas untada com farinha)

asse em banho maria por cerca de uma hora ou até as bordas soltarem
(o meu bolo assou direto sem banho maria por 55 minutos)


Marcio Martini
#Prosagostosa
@prosagostosacananeia
https://prosagostosa.blogspot.com/2020/08/bolo-de-cacarola-italiana.html