Bisteca de Porco Pimenta Rosa e Rúcula

 



Bisteca de Porco Pimenta Rosa e Rúcula

Os pratos feitos com carne de porco têm muita aceitação, principalmente no inverno. O sabor da carne e os temperos são apetitosos, principalmente quando você tem pimenta rosa combinada com garam masala.

A Pimenta rosa ou semente de aroeira, aroeira-vermelha, aroeira-pimenteira ou poivre-rose são nomes populares da espécie Schinus terebinthifolia, árvore nativa da América do Sul da família das Anacardiaceae e que aqui em Cananeia tem tanto que tem até na Estrada da Aroeira.

O Garam Masala é uma mistura de especiarias moídas muito comum na culinária da Índia. Num dia desses perdido no calendário eu aprendi esse sabor e daí pra frente sempre uso para o acabamento em carnes.


Quando eu tava começando a mexer na cozinha pra essa bisteca com pimenta rosa ...
- Ei você: O que é que está fazendo de gostoso?
- Lolô eu vou mandar ver aquelas bistecas com pimenta rosa, garam e rúcula. Quer?

(pergunta besta)

- Eu gosto muito. Sabe quem mais vai gostar disso, sabe quem?
- Sei, o Don Martini.
- Não seu mala! É de uma "miga" minha. Lembra da Alaís Scaranello? Ela gosta quando tem aquele camarão com risoto de banana e pimenta rosa. Aposto que ela adoraria almoçar comigo.
- Lolô, deixa disso. No verão ela aparece por aqui e aí vocês matam a saudade.
- É mesmo. Olha, posso peguntar se vai ter cataia com anis estrelado de abrideira?

Vou parar por aqui, porque o resto dessa lenga-lenga é uma prosa antiga que eu bem conheço o final.

Chega de prosa

Bisteca de Porco Pimenta Rosa e Rúcula

Ingredientes
3 bistecas de porco
1 cálice de vinho do porto
limão, pimenta do reino, sal, garam masala, pimenta rosa, alecrim, azeite, alho


Preparação

Deixe as bistecas marinar em limão e pimenta do reino por 20 minutos
depois na frigideira coloque azeite e um dente de alho espremido e deixe dourar
em seguida coloque as bistecas para fritar
acrescente alecrim, páprica defumada, vinho e sal
retire da frigideira e acrescente pimenta rosa e pitadas de garam masala


Marcio Martini
#ProsaGostosa
@ProsaGostosaCananeia
https://prosagostosa.blogspot.com/2020/08/bisteca-de-porco-pimenta-rosa-e-rucula.html