O bolo de limão da Lili



O bolo de limão da Lili


- MARCIÔÔÔ!!! VOLTEI! VC SENTIU SAUDADES?


(acabou o meu sossego)


- Oi Lolô, que linda vc está toda bronzeada. Eu senti tanto a sua falta! (SIC)

- Ah, menino, nem te conto. Tava tudo tão bom que nem dava vontade de voltar. Aquelas praias do Marujá são um paraíso e lá tem umas pousadinhas gracinhas. Eu tava na pousada da Luciana, que tem cada mimo que vc não acredita.

- Ué, e por que vc não ficou até depois do carnaval? A Luciana te adora!

- Pois, é ... mas agora lá tem internet por rádio e eu tava na rede com a Luciana tomando uma caipirinha de cidreira que é uma coisa quando ela me mostrou um post da Eliana Pires Lebre, de um bolo de limão. Aí a gente, mais ela do que eu, tentou fazer mas deu tudo errado ...

- COMO ERRADO? A receita da Eliana é toda explicadinha ... O que é que deu errado?

- É que a gente começou a pensar em fazer o bolo de limão, sabe?

- Huummm, sei! E daí?

- Daí que, na hora de espremer os limões ... ai que vergonha ...

- Conta mulher, o que houve?

- Sabe ... na porta da cozinha da pousada da Luciana tem um pé de cidreira, bem na mão da gente, entende?


(silêncio)

- Peraí, mulher: O que é que CIDREIRA tem a ver com o bolo???

- Tem que num desses posts da Eliana ela contou que adora cozinhar com uma bebidinha ... entende?

- Ah ... sei bem como é! Eu também adoro dar uns golinhos durante a cozinhança.

- Então ... foi isso que aconteceu! ...


(silêncio)


- ISSO O QUÊ?

- Com o limão espremido, a Luciana começou fazendo umas caipirinhas de cidreira, só tomamos umas três, talvez quatro!

- QUATRO ... DE CIDREIRA??? ORRA MEU! E DAI?

- Daí que a gente capotou na rede! Depois eu disse pra Luciana que vc faria o bolo do jeitinho que a Lili postou. Vc faz, né? A Luciana tá vindo aí!




(EU MEREÇO)


Chega de prosa

 

Bolo de limão

Eliana Pires Lebre


4 Ovos

3/4 de copo (requeijão) de óleo 

1 colher  (sopa) de manteiga 

1/2 copo (requeijão) De água 

1 1/2 copos (requeijão) De açúcar - usei demerara

2 copos (requeijão) de farinha de trigo 

Suco de 1 1/2 limão 

Raspas de 2 limões 

1 colher (sopa) de fermento em pó 


Levar ao liquidificador (bati na batedeira velocidade média)  os ovos, óleo,  manteiga, água, suco de limão, o açúcar  e bater muito bem. 

Caso seu liquidificador não aguente bater a farinha, leve a farinha a um Bowl e aos poucos junte o líquido.

(Eu coloquei a farinha aos poucos e deixei bater para misturar bem) 

deligar a batedeira.

Por último juntar as raspas de limão  e o fermento em pó.  Misture muito bem. 

Levar para assar em forma untada e enfarinhada, e em forno pré aquecido 180 graus  por 40 minutos. 

Deixe amornar, desenforme, cubra com a calda de limão e açúcar. Deixe secar e sirva.


COBERTURA


1 xícara  (chá ) de açúcar  de confeiteiro - usei açúcar normal 

2 colheres (sopa) de   Suco de limão 

Raspas de limão


Misturar muito bem os ingredientes até que fique líquido. Passar sobre o bolo,  esperar secar e servir.



Caipirinha com cidreira


6 limões

12 folhas de capim cidreira

6 doses de cachaça

Açúcar e gelo a gosto


Pique a cidreira

Num copo de liquidificador prepare um suco assim:

coloque a cachaça

Pique a cidreira picada

Coloque o suco dos limões

Coloque só uma pedra de gelo

Bata por 1 minuto

Coloque açúcar a gosto


No copo que vai ser servido

Coloque esse suco coado até meio copo

Complete com gelo

Decore com uns pedacinhos de cidreira



Marcio Martini

#prosagostosa #viamariabistro #mangiarebene #comerbem

https://prosagostosa.blogspot.com/2022/02/o-bolo-de-limao-da-lili.html