A caponata da Drica



A caponata da Drica


Outro dia a Drica Silva me mandou uma receita de caponata que deu água na boca. Na hora eu disse "é legal" mas, depois de ler com atenção a lista de ingredientes eu me animei.

Pra não ficar igual à dela, resolvi CLONAR NA CARA DURA, com alguns pitacos que estão marcados com (*).


AVISO AOS NAVEGANTES

Após 20 minutos de assar, o aroma na cozinha "pede cerveja".

No final do post tem a receita original que a Drica me mandou.


Chega de prosa


Caponata da Drica

Por Marcio Martini


5 berinjelas picadas em tiras

1/2 pimentão  de cada cor picados em tiras

250 azeite

200 de suco de limão

1 col sal no preparo e mais uma 40 min depois de assar

2 col de orégano

1/2 col sopa de pimenta calabresa seca

2 cebolas grandes picado pequeno

1 col alho amassado

2 col azeitonas pretas picadas

2 col azeitonas verdes picadas

8 damascos picados em tiras

3 col uvas passas brancas

3 col uvas passas pretas

Salsa a gosto ( só  depois q sair do forno)




Escabeche de berinjela 

por Drica Silva


5 berinjelas

3 pimentões 1 d cada cor( eu so tinha vermelho)

(*) 1/2 pimentão  de cada cor

250 a 350 ml de azeite

200 ml de suco de limão

sal a gosto( coloquei 1 colh de sopa)

(*) coloquei 1 col no preparo e mais uma depois de assar

1 colh de sopa de oregano ( opcional)

(*) 2 col oregano

1/2 colh de sopa de pimenta calabresa seca  ou outra  pimenta q goste

2 cebolas grandes

(*) além de cebola eu coloquei 1 col de alho amassado

Salsa a gosto ( só  depois q sair do forno)

Azeitonas  ( opcional)

(*) 2 col azeitonas pretas picadas

(*) 2 col azeitonas verdes picadas

100g de damasco ( opcional, nao coloquei)

(*) 8 damascos picados em tiras

300g de uvas passas ( opcional, nao gosto  não coloquei)

(*) 3 col uvas passas brancas

(*) 3 col uvas passas pretas



Corte as berinjelas misture tds os ingredientes menos a salsa e azeitonas

coloque  em fôrma, feche com papel alumínio  e forno por 40 mins

tire  o papel prove o sal se for necessário coloque +, azeite tb, deixe + 10 mins e está  pronto.

Só  colocar em vidro esterilizado e deixar curtir.

Validade 30 dias sob refrigeração.

( insta @marcinhaferraz)


Marcio Martini

#prosagostosa #viamariabistro #mangiarebene #comerbem

https://prosagostosa.blogspot.com/2022/02/a-caponata-da-drica.html