Invenzione di capodanno - Fusilli, gorgonzola, nozes e abobrinha



Invenzione di capodanno

Fusilli, gorgonzola, nozes e abobrinha


Estava à toa na via, o meu amor me chamou

pra ver a banda passar, tocando coisas de amor!


Pois é assim mesmo que eu tava quando pensei em fazer uma comida diferente pra concorrer ao MasterChef'222 aqui de casa. Não foi fácil porque o gosto apurado daquelas duas civettas que invadiram a minha casa não é pra qualquer um.

- Marciôôô, pra mim sem sal!

- Marcinho querido, eu estou evitando vinagre e pimenta do reino.

- Bem lembrado: Não põe calabresa que tem muita gordura.

- Ah, pra mim pode, mas tem que tirar a pelinha.


Depois dessa pequena mostra dos palpites das duas, resolvi abrir aquele caderninho de capa vermelha e lá encontrei esta pérola da gastronomia interacionalmente laureada: 


Invenzione di capodanno

"Per iniziare l'anno mangiando la pasta con gorgonzola e noci"


300 g fusilli grano duro

1 col gorgonzola

3 col creme de leite

1/2 abobrinha picada pequeno

1/2 tomate picado pequeno sem  miolo

1 porção de couve refogada com alho e azeite

3 filés de anchova

1 col nozes esfareladas na mão

1 col castanhas do pará picada pequeno

QB parmesão ralado, azeite, sal, pim reino 


coloque 1 litro de água para ferver na penela com um fio de azeite e um punhado de sal

enquanto a água não ferve ...


numa panelinha coloque o creme de leite e o gorgonzola

dissolva com um garfo

quando aquecer coloque a abobrinha e misture bem para pegar gosto

deixe cozinhar por 2 min

acrescente o tomate picado mexa e deixe cozinhar mais 2 min

reserve


num prato coloque os filés de anchova, amasse com garfo

coloque a couve refogada e misture bem para pegar todo o sabor

reserve



quando a água ferver, coloque o macarrão para cozinhar pelo tempo da embalagem

misture uma colher de chá do molho nessa água

quando der o tempo, pegue uma colher de sopa da água fervendo e coloque no molho 

escorra o macarrão para uma peneira e descarte a água

volte o macarrão para a panela quente, passe um fio de azeite, um trisco de sal, mexa bem

coloque um pouco do molho sobre o macarrão e misture levemente


arrume num prato grande com a couve num canto, o macarrão no meio e parmesão ralado no outro canto

coloque mais molho sobre o macarrão

sirva quente 

harmonização: Cabernet


Marcio Martini

#prosagostosa #viamariabistro #mangiarebene #comerbem

https://prosagostosa.blogspot.com/2022/01/invenzione-di-capodanno-fusilli.html