Salada saudável e nutritiva



Salada saudável e nutritiva


Tive um sonho glutão de-li-ci-ooo-so: Sonhei com a Babette cozinhando aqui em casa e a gente fazendo um almocinho daqueles supimpas! Quando acordei, peguei um papel e escrevi assim:


HOJE TEMOS


- Bruschettas com parma e tomate

- Caipirinha com cataia

- tira-gosto de linguicinha ardida com mussa de búfala 

- Lasanha à bolonhesa

- Costeletas de porco ao barbecue

- Compota de pêssego em calda

- Vinho tinto Valpolicella 2015 refrescado


Achei o cardápio UMA FESTA DE BABETTE (digno do meu sonho) e fui pro supermercado. Logo na porta de entrada da loja, adivinha quem eu encontrei? 


Ela mesma, a Dona Filizola!!!

Educada, fina, de boas maneiras, gentil e cortês como sempre, ela sussurrou ao meu ouvido bem assim:

- O SENHOR PRECISA QUE EU DESENHE?


Talvez, subliminarmente, a mensagem tenha calado fundo no meu peito e, por conta dessa súbita emoção, eu resolvi comprar pro almoço:

Beterraba, alface crespa, tomate, pepino, um maço de manjericão fresco, ovos e batatas.

Aí eu cheguei em casa e fiz um molho pesto, cozinhei três batatas, uma beterraba e três ovos.

Depois disso eu descasquei um pepino, temperei os ovos com ervas finas e garam masala, sateei as batatas no alho, azeite e salsinha.

Feito isso, montei uma salada saudável e nutritiva e liguei pra Dona Filizola contando a ela a minha peripécia.

Ela ouviu tudo em silêncio e depois começou a rir.


- Dona Filizola, eu disse algo engraçado provocando seu riso?

- Não querido: Você não tem jeito mesmo! Você está me saindo um belo sem-vergonha!!!


NR: Teria sido essa fala da prezada Dona Filizola... um elogio ou uma ofensa?


Chega de prosa


Molho Pesto de Basilico (manjericão)

2 col nozes

2 col castanhas do pará

4 dentes de alho

1 colcha sal

1 xic folhas de manjericão, fresco

100 g parmesão ralado

1 Raspas de limão  

2 pedras de gelo

QB: Azeite, sal, pim reino


lave bem o manjericão desfolhe numa xicara

reserve


no liquidificador coloque nozes e castanhas e bata até farofar

acrescente manjericão o azeite e o gelo

bata para misturar bem

deixe batendo e coloque aos poucos o parmesão

depois batendo coloque o alho

bata para homogeneizar

ainda batendo acrescente raspas de limão

acerte o sal

Tá pronto



Marcio Martini

#prosagostosa #viamaribistro

https://prosagostosa.blogspot.com/2021/11/salada-saudavel-e-nutritiva.html