Salada Enfeitada abacaxi, azeitona, morango, maça, palmito, queijo, tomate, pepino, rúcula e agrião



Salada Enfeitada


A salada de hoje é toda enfeitada. Tem ...

abacaxi, azeitona, morango, maça, palmito, queijo, tomate, pepino, rúcula e agrião.


Com uma salada dessas ... nem precisa mais nada!


Falando em saladas: Os primeiros indícios de consumo de salada datam do ano de 600 a.C. entre os persas. Este prato esteve também presente na gastronomia do Antigo Egito, onde era comum a cultura de frutas e hortaliças, como a alface.


Em Roma, já se conheciam mais de 100 vegetais, com destaque para aipo, alface, agrião, couve, espinafre, malva, mostarda, rabaça e rábano. Além de alho-poró, o preferido do imperador Nero. Porém, esses vegetais eram servidos em separado e sempre ao final das refeições, para ajudar na digestão.


Já na Idade Média, comer vegetais in natura, era coisa de gente selvagem ou eremitas que fugiam da vida em sociedade. Frutas, legumes e hortaliças eram usadas apenas como ingredientes de pratos.


Só mais tarde, no século XVII que os vegetais frescos começaram a fazer parte da dieta da população ocidental, quando possuir uma horta virou moda entre a nobreza. Nessa época também surgem as estufas dos palácios e as orangeries, estruturas fechadas de vidro e ferro construídas para protegerem os pomares de laranja.


O século XIX, foi a época de ouro das saladas. Elas começaram a ser servidas com molhos frios que acentuam seu sabor. A elas se juntaram, aos poucos, bacon picado, croûtons, nozes, passas, sementes de girassol e de gergelim, salsa, cebola, hortelã, cebolinha, etc. Além de azeite, vinagre, sal, pimenta, mostarda, mel, creme azedo, iogurte, queijo.


Fonte: https://www.bemparana.com.br/noticia/salada-a-historia-do-prato-que-e-a-cara-do-verao#.YYxc01XMLbg


Marcio Martini

#prosagostosa #viamariabistro

https://prosagostosa.blogspot.com/2021/11/salada-enfeitada-abacaxi-azeitona.html