Mignon de porco ao madeira com noque ao sugo - O Conto do Capuzinho Verde



O Conto do Capuzinho Verde

Mignon de porco ao madeira com noque ao sugo


- Professor, eu sempre fico encantada com essas estórias que o senhor conta.

- Ave Lu, muito obrigado. Falando em estórias, vc conhece o conto do Capuzinho Verde?

- O Conto do Capuzinho Verde? Esse conto eu não conheço, mestre, conta pra mim?


Era uma vez uma linda garotinha de olhos azuis e cabelos loiros como raios de sol que vivia em S Caetano do Sul com a sua mãe. A sua vovó preferia morar na roça.


Um dia sua mãe mandou-a ir sozinha levar uma cesta-chepa para a vovó lá na roça, vestindo uma pequena capa verde com capuz, para homenagear o time de louvor da vovó.


A garota gostou tanto da roupa que, a partir do momento que a mãe a vestiu, nunca mais quis tirar. Com o tempo, acabou ficando conhecida como Capuzinho Verde por toda a vizinhança. 


Certo dia, sua mãe fez compras no Carrefour de alguns pães, doces e algumas outras coisas com intenção de levar para a avó da Capuzinho. A mãe arrumou tudo na cesta-chepa e pediu pra Capuzinho verde levar pra vovó.


Saltitante pela trilha ia Capuzinho, quando, logo a frente, percebeu um enorme gavião que a encarava com olhos brilhantes. Sempre saltitante e educada, Capuzinho se aproximou e o cumprimentou.


— Bom dia gavião!

— Bom dia para você também, Capuzinho Verde.

— Ué, como você sabe meu nome?

— Com uma roupa tão linda e que combina tão bem, todos aqui no mato sabem que você é a Capuzinho Verde. Já te várias vezes aqui por aqui e parece que nunca tira essa roupa.

— Só tiro para dormir. Só deixarei a mamãe mandar lavar quando o time da vovó tiver Mundial.

— Capuzinho: E você? Também torce pro Porco?

— Bebeu Brou? AQUI #ÉNÓISMANO!

— Mas então, por que você vive vestida assim toda de verde?

— É pra alegrar a vovozinha.

— Qual? A minha?

— A sua não BURRÃO, a minha!

— Aaaah, sinto um cheiro delicioso vindo de sua cesta-chepa, Capuzinho. O que trazes ai?

— São três pacotes de macarrão grano duro Barilla, dois pedaços de parmesão Reggiano e umas outras coisinhas que a mamãe comprou no Carrefour pra eu levar pra vovó.

— Humm... que cheiro bom! 

— Vem cá, gavião: Por que vc tem essas orelhas tão grandes?

— É pros graves do pancadão! Adoro Funk!

— Gavião: E por que vc tem esse olhos tão arregalados?

— Eu fiz uma catarata mas não vingou e ai, só assim eu vejo bem, entende?

— Gavião, e por que vc tem esse bico tão grande?


Nesse instante, sem que Capizinho percebesse, Gavião, mirando na cesta-chepa armou um bote!


— É pra comer toda esse Barilla, que é bem melhor do que o macarrão que o Carcamano-171 vende por aqui na internet, sabia? Acredita que ele compra um meia-boca, joga farinha em cima e diz que fez em casa?

— ORRA MEU! Até aqui no mato tem aplique daquele Carcamano-171?

— Pra vc ver que gavião também sofre...


...


- Meu querido e amado professor, PERAÍ! Desculpe mas, ... esse conto não é o do Chapeuzinho Vermelho com umas gambiarras?



- É sim, ele mesmo.

- E O SENHOR ME FEZ LER ATÉ AQUI ... só pra me contar isso?


- Claro que não, menina.  Eu te chamei pra comer esse Mignon de porco com noque ao sugo e salsinha. Tá MARA!! Quer?


Chega de prosa


Mignon de porco ao molho madeira


400 g de filé mignon suíno

400 ml molho madeira Fugini

QB: sal, pimenta do reino e limão


numa vasilha Tempere cada filé com o sal, pimenta do reino e limão

deixe marinar por 15 min

Aqueça uma frigideira de borda alta com óleo

passe os filés - deixe bem dourados - reserve


coloque um pouco de água na frigideira e mexa

se sobrou molho na vasilha passe para a frigideira

mexa para pegar todo o sabor do fundo da frigideira

acrescente molho madeira e mexa bem

deixe cozinhar até encorpar um molho 

sirva o filé regado com esse molho e acompanhado de massa ao sugo

Decore com manjericão fresco


Marcio Martini

#prosagostosa #viamariabistro

https://prosagostosa.blogspot.com/2021/11/mignon-de-porco-ao-madeira-com-noque-ao.html