Bolo de passas e coco



Bolo de passas e coco


Bolo de coco é da minha infância. Desde que eu me lembro, eu gosto. 

Outro dia, vendo umas ideias da Drica Silva e da Marina Leandro, eu achei que dava pé mandar bem numa receita antiga, perdida nesse monte de cadernos da Maria, e mexer unas cositas na receita - afinal, CLONAR é o meu "mar".

Numa prosa boa uma vez com a nutricionista Ritinha França Borba ela me disse que eu poderia cortar o açúcar de qualquer receita em pelo menos 1/3 que ninguém perceberia.

Desta vez eu fiz pior: cortei 2/3. No caderninho da Maria iam 3 colheres de açúcar e eu coloque APENAS UMA! Pra compensar um pouco a "falta", tem uma colher de chá de extrato de baunilha e uma colher de uvas passas.


Bem na horinha que eu tava começando a untar a forma...

- Marciôôô: O que é que você está fazendo? É  "de" gostoso? É o bolo pra minha festa? Faz com uva passa que eu gosto. Ah, põe um pouco fubá e não esquece a minha baunilha, fica do meu jeito.

- Lolô, não é você que vive dizendo que está fazendo regime? Que onda é essa?

- É que eu fiquei com vontade ... faz vai? Faz que eu como. Prometo que é só um pedacinho, vai?

- Ah tá. Vem cá, mulher: E que festa é essa?

- A festa que a Valquiria Boccato disse que era pra mim.

- Entendi. Se a Valquiria disse, quem sou eu pra desdizer.

- Marciôôô: Você também vai querer?

- Na boa! Depois a Dona Filizola vai me aborrecer ... mas um teco só! Entende?


Chega de Prosa


Bolo de passas e coco

1 xic manteiga

1 col açúcar

1 colcha baunilha

1 col uvas passas brancas

1 col uvas passas pretas

3 ovos

1 col royal

1 xic far trigo

1/4 xic fubá

50 g coco ralado

1 xic leite


Preparação


Unte a forma com margarina e farinha de trigo (eu uso fubá)

pré-aqueça o forno 210º

Na vasilha da batedeira coloque farinha de trigo, açúcar, coco ralado

mexa com a colher de pau pra misturar bem

abra um buraco no meio da farinha e coloque os ovos e o leite

ligue a batedeira no fraco e bata por 2 minutos

coloque o leite de coco

bata no forte e bata por 2 minutos

desligue

coloque as passas, fermento e baunilha e misture com colher de pau


passe a massa para a forma e coloque no fundo do forno médio

asse por ao menos 40 minutos, não abra o forno

depois de 40 minutos faça o teste do palito


na hora que ficar pronto, desligue o forno, tire a forma e deixe esfriar

depois de uns 20 minutos vire o bolo da forma para um prato



Marcio Martini

#ProsaGostosa #viamariabistro



https://prosagostosa.blogspot.com/2021/11/bolo-de-passas-e-coco.html