Pão francês, mortadela Ceratti, queijo Cheddar Piracanjuba, Café Nespresso, manjericão



Café de la Paix


Aí era novembro de 1986, fazia um frio burro, Paris era toda cinza e eu caí de paraquedas por lá com a Maria.

Naquele tempo o Guia Michellin era o Papa do assunto e ninguém viaja sem. Esse é tal aparece aí na foto dentro dessa capanga preta, que também continha as cópias dos passaportes e alguns poucos dólares.

Andamos tudo o que essas botas puderam caminhar e ... de repente nos vimos na place de l'Opéra, cenário lendário dos bons filmes dos anos 50.


Foi aí que eu "dei a minha besta" (ahahahah - as meninas da tradução da APIC devem estar rolando na cabine)


Virei pra Maria e disse:

- Olhaí gente, vamos no Café de la Paix e eu vou querer um pretinho no capricho!

- Moleque, se manca que aqui não tem esse lance de pretinho no capricho. Pede dois cafés e água.

- ÁGUA???

- É MANÉ!!! Água sim. É assim que se toma café na Europa!

- Orra meu! Água, nem pra remédio, tá?

- Mas tem que ser assim e pronto!

- Bom ... e como é que pede isso?

- Fala assim: "Monsieur s'il vous plaît nous voulons du café et de l'eau".

- Com biquinho e essa linguinha enrolada ... eu não consigo.

- Consegue baby, consegue. Vai que eu tô aqui na retaguarda.


Fiquei macho! Enchi o peito e fiz aquele sinal e o garçom, macaco velho no ramo de atender turistas se aproximou da gente e ... antes que eu pudesse exercitar meu Francês, o cara vira pra mim e diz?

- Vocês são brasileiros?


Aí rolou aquela conversa que só quem já passou por isso entende: como é bom encontrar alguém que fala como a gente!!!

No meio da conversa pintou de tudo: O cara era estudante de física e tava trampando pra ganhar algum trocado, morava na Vila Matilde, tava numa bolsa da USP e era Santista de chorar na bandeira - como a Maria.

Não prestou: Tomamos o café, a água, o champanhe, os canapés e passamos bem umas duas horas rindo e chorando no melhor Português que se pôde falar naquela tarde na place de l'Opéra. Teve até PRETINHO NO CAPRICHO.

Mas ... a melhor vem agora! 

Esse cara vira pra mim e diz assim:

- Marcião, vê bem! Tem uma coisa que eu morro de vontade e aqui não tem ...


Imediatamente e em jogral, nós dois dissemos:

- O QUE É QUE AQUI NÃO TEM??


- Sanduíche de pão com mortadela e queijo!


- COMO NÃO!?


... e o cara, na maior sacanagem diz assim:

- AQUI NÃO TEM ... mas no Café do meu compadre em Montmartre tem o melhor sanduba de París. Eu saio às 21h00. Que tal?



Chega de Prosa


Nas fotos temos:

Pão francês, mortadela Ceratti, queijo Cheddar Piracanjuba, Café Nespresso, manjericão

Louça: Acervo do Via Maria Bistrô Cananeia


Marcio Martini

#prosagostosa @viamariabistro

https://prosagostosa.blogspot.com/2021/10/pao-frances-mortadela-ceratti-queijo.html