Linguiça, feijão, farofa, ovo, salada



Hoje temos

Linguiça, feijão, farofa, ovo, salada

Linguiça ardida frita

feijão, akibão

ovo frito

farofa Iracema

salada fantasia



Nessa levada de postar foto de quando vc era mais novo ... fui num baú de fotos antigas e demare...


- Professor Marcio: sabia que PLEONASMO é proibido nesse grupo?
Os admin vão podar seu post.


- Olá Lu, bom dia pra você também.

- Mestre amado, não fica magoado comigo não. Não fui eu quem criou essa regra.

- QUE REGRA!?!?!?


- Meu bom tutor:

Pleonasmo significa redundância de termos no âmbito das palavras, mas de emprego legítimo em certos casos, pois confere maior vigor ao que está sendo expresso. ex.: ele via tudo com seus próprios olhos! Em linguística, é o excesso de palavras para emitir enunciado que não chega a ser claramente expresso; circunlóquio, circunlocução.


- Minha querida aprendiz de estagiária de redatora: EU SEI O QUE É PLEONASMO!!!!

- Se sabe não devia usar! 

Outra coisa: Eu não sou mais sua estagiária. Agora eu sou a CHEFE DE REVISÃO.

E "aprendiz de estagiária" também é pleonasmo!!!

...

- Vem cá baby-baby, onde é que eu usei um pleonasmo?

- Nessa frase aí em cima vc usou DOIS!!!

- DOIS??

- É sim ... DOIS!

- MOSTRA ONDE?

- Aqui óh: "num baú de fotos antigas".

- "ONETÃO" OS PLEONASMOS?

- Veja bem: Baú já era antigo em 1792.

- E O OUTRO?

- O outro é "FOTOS ANTIGAS".

- Peraí?: até baú ser antigo vá lá, mas ... "FOTOS ANTIGAS"?

- Querido mestre: Você certamente lembra da Kodak, a maior empresa de fotografia que o planeta já viu. Ela entrou com um pedido de falência em 2012 e praticamente morreu por falta de inovação.

...

(silêncio profundo)


Chega de prosa


Farofa Iracema

By Valquiria Boccato


Essa farofa tem cebola bem picada, 

uma cenoura ralada, 

um gomo de linguiça calabresa defumada picada pequeno. 

Alho picado. 

Se quiser coloque azeitonas verdes picadas. 

Minha Mãe (Iracema) cozinhava 2 ovos e picava para juntar com os ingredientes.


Primeiro fritei a linguiça e reservei, 

depois fritei a cebola e o alho e coloquei a cenoura ralada. 

Deixei refogar um pouco e coloquei azeite para dar um toque. 

Juntei a linguiça e misturei bem. 

Por último acrescentei a farinha temperada pronta.


Marcio Martini

#prosagostosa @viamariabistro

https://prosagostosa.blogspot.com/2021/10/linguica-feijao-farofa-ovo-salada.html