Bolo híbrido - Trigo, fubá e erva doce



Bolo híbrido - Trigo, fubá e erva doce


Bolo de "FESTA" é da minha infância. Desde que eu me lembro, eu gosto. Mas depois de algumas conversar com meu Endócrino, achei melhor maneirar. Mas outro dia, vendo umas ideias da Claudia Françoso e Drica silva, eu achei que dava pé mandar bem numa receita antiga, perdida nesse monte de cadernos da Maria, e mexer unas cositas na receita.


Numa prosa boa uma vez com a Ritinha França Borba ela me disse que eu poderia cortar o açúcar de qualquer receita em pelo menos 1/3 que ninguém perceberia.

Desta vez eu fiz pior: cortei 2/3. No caderninho da Maria iam 3 colheres de açúcar e eu coloque APENAS UMA! Pra compensar um pouco a "falta", tem uma colher de chá de extrato de baunilha e uma outra de sopa de erva doce.


Bem na horinha que eu tava começando a untar a forma...

- O que é que você está fazendo? É gostoso? É o bolo da minha festa? Ah, põe um pouco de baunilha, fica do meu jeito.

- Lolô, não é você que vive dizendo que está fazendo regime? Que onda é essa?

- É que eu fiquei com vontade ... faz vai? Faz que eu como. Prometo que é só um pedacinho, vai?

- Ah tá. Vem cá, mulher: E que festa é essa?

- A festa que a Valquiria Bocatto disse que era pra mim.

- Entendi.


Na boa? Tô pensando seriamente em me mandar pra Maracangalha ...

Eu vou pra Maracangalha, eu vou!


Chega de Prosa


Bolo híbrido - Trigo, fubá e erva doce


Ingredientes


1 xícara de manteiga

1 colher (sopa) de açúcar

1 colher (sopa) de erva doce

1 colher (chá)  de extrato de baunilha

3 ovos

1 colher de fermento em pó

1 xícara de farinha de trigo

1 xícara de fubá

1 xícara de leite

Margarina e farinha de trigo para untar


Preparação


Unte a forma com margarina e farinha de trigo

Ligue o forno no médio

numa vasilha quebre um a um os ovos e separe

Coloque na vasilha da batedeira farinha de trigo, açúcar

mexa com a colher de pau pra misturar bem

abra um buraco no meio da farinha e coloque os ovos

coloque o leite e a erva doce

ligue a batedeira no fraco e bata por 3 minutos

desligue

coloque o fermento e baunilha

ligue a batedeira e bata somente pra misturar rapidamente

desligue

Abra o forno e burrife um pouco de água

passe a massa para a forma e coloque no fundo do forno médio

asse por ao menos 40 minutos, não abra o forno

depois de 40 minutos faça o teste do palito

na hora que ficar pronto, desligue o forno, 

abra meia tampa e deixe por 10 min depois tire a forma e deixe esfriar

depois de uns 20 minutos vire o bolo da forma para um prato


Bom pra um café da tarde


Marcio Martini

#ProsaGostosa @viamariabistro

https://prosagostosa.blogspot.com/2021/10/bolo-hibrido-trigo-fuba-e-erva-doce.html