Foccattia Genovese - focaccia de trigo e batata



Foccattia Genovese


Outro dia A Ticiana Rezende me falou de uma focaccia feita com trigo e batata que fica divina.

Pedi pra ela me mandar a receita e ela me disse que eu podia colocar a cobertura que mais gostasse ... (sic)

Nessa hora eu liguei pro Carlos Varotto e pedi um palpite.


- Ciao Bello, come sai?

- Cosi cosi ... il mal di schiena continua.

- Bello, và bene, un bicchiere di vino andrà bene.

- Eco.

- Bello, vc tem as manhas de me mandar aquele recheio de focaccia que vc fazia aqui em Cananeia?

- Bello, não posso dar a receita!!

- Madona, per che non?

- É da famiglia e se minha nonna ficar sabendo ...

- Mà dae!!! Vem cá, me manda a receita que eu vou fazer uma foccattia genovese piu bella.

- Mà non, dio santo. Quella con patata? Mi voglio !!!

- ESSA MESMO COM BATATAS. 

Vamos fazer assim: você me passa a coberturade focaccia que a nonna fazia, eu faço tudo aqui, fotografo e te mando a receita completa. QUER?

- CERTAMENTE!!!

- Seguinte: quando vc mudar pra Cananeia vamos fazer essa focaccia no Zio-Varotto, và bene?

- Và bene!


Aqui COMEÇA a história: 

- Benzinho, cu'esse trein, tem pressa não viu? Es'trein demoooora um tanto di tempo qui num ti contu.

- Poisé benhê, falanu'in trein, tein café?

- Craro Zé, num podi farta café, né?

- É, maaaais'se trein demora cantu?

- pra mais di quatr'ora.

- Aram intaum dá'otro café.


NR: A massa fica muito macia, gostosa de trabalhar e mais ainda de saborear.

A próxima vai ser com aliche, daquele jeito que o Francisco Abbate fazia na Cantina!


Chega de prosa



Foccattia Genovese

Por Ticiana Rezende


5 g fermento seco

300 ml leite morno

600 g farinha

12 g sal

1 ovo

8 cl sp azeite

5 g açúcar

2 batatas médias cozidas e espremidas (200 g)


Fazer a esponja (*) com um pouco de leite, de farinha e o fermento: crescer 30'

Acrescentar o restante do leite, ovo, azeite, farinha, batata e açúcar. Rasgar a massa por 15'.

Acrescentar o sal e sovar um pouco, coisa de 2'.

Transferir para um bowl untado com azeite.

Descansar 30'.

Dobrar a massa 4 vezes (norte, sul, leste, oeste).

Descansar 30'.

Dobrar a massa novamente.

Descansar 30'.

Transferir a massa para tabuleiro untado com azeite, descansar 60'.

Aquecer o forno à 250°, furar toda a massa com.os dedos anelar e indicador.

Pincelar toda a massa com uma mistura 2:1 de água morna e azeite.

Assar por 15' na parte alta do forno.

Retirar, rechear(**) , cobrir generosamente com azeite e voltar ao forno na prateleira do meio por 15' ou até dourar.


(*) Pré-fermento (Esponja) 

113 g (3/4 xícara) de farinha de trigo

113 g (1/2 xícara) de água

5 g (1/2 colher de sopa) de fermento biológico seco instantâneo


misture bem, cubra e deixe crescer por 30 min



Cobertura da Famiglia

Por Carlos Varotto


2 tomates cortado em rodelas finas

6 azeitonas pretas

QB: Orégano, azeite, sal grosso, alecrim fresco


esparrame alecrim pela massa

coloque rodelas de tomates cobrindo toda a massa

jogue azeitonas pretas

esparrame bastante orégano e um punhado de sal grosso



Marcio Martini

#prosagostosa @viamariabistro

https://prosagostosa.blogspot.com/2021/09/foccattia-genovese-focaccia-de-trigo-e.html