Bolo Saia e Blusa - Amendoim, nozes e castanhas do pará



Bolo Saia e Blusa

Amendoim, nozes e castanhas do pará


No meu tempo de moleque tinha carros SAIA E BLUSA, vc lembra disso?

Essa combinação do mundo da moda é clássica também na indústria automotiva, em especial nos modelos dos anos 60.  Trata-se de combinar duas cores distintas em uma mesma carroceria. O teto vem pintado em uma tonalidade, e o restante da carroceria, em outra.


Pensando nisso resolvi fazer um bolo saia e blusa!


A receita original é de um bolo pé de moleque que a Francisca Isabel Sansevero publicou.

Aí eu fiquei pensando em fazer igual mas diferente.

Numa conversa franca com essas pentelhas que frequentam a miúde a minha choupana (sic) ...

- Marciôôô, eu não gosto da castanhas do pará!

- Marcinho querido, eu não gosto de nozes!!


Aí, do nada, essas duas começaram a cantar ...


Funk do pé de moleque 

Lolô & Fontaine


Pé de moleque, leque leque

eu como e me abano com leque

é bom  que nem pileque

Se liga pivete: 

Muito melhor que chiclete


é bom prum fim de semana

que a gente passa de pijama

sabe quem, sabe quem, sabe quem?

NOISINHA NENEM,  NOISINHA NENEM


Então ... por conta dessas SAPECAS, resolvi fazer a calda e na hora de "forrar" o fundo da assadeira, coloquei nozes e castanhas só de um lado.

Daí, metade do bolo tem calda com nozes e castanhas e metade ficou calda pura.

Assim nasceu o bolo SAIA E BLUSA.



Chega de prosa



Bolo Saia e Blusa


Caramelo

1 xic Tal&Qual

1/2 xic água quente

100 g nozes picadas na mão

100 g raspas de castanhas do pará


Massa

3 ovos

1 xic Tal&Qual

1 xic leite

1/2 xic óleo

4 paçocas de rolha

1 xic far trigo

1 col royal



Fazer um caramelo com o açúcar.  Acrescentar a água,  com cuidado e deixar o caramelo até  derreter no fogo baixo. 

Em seguida, despejá-lo numa forma de buraco no meio. (Usei a de pudim, média).

Por cima,  colocar nozes e castanhas APENAS NUMA METADE DA FORMA.


Numa batedeira, colocar todos os ingredientes, menos a farinha e o fermento.

Dar uma batida rápido.  Desligar e acrescentar os ingredientes que faltam. 

Misturar com uma colher e depois, tornar a bater por uns 10 segundos na velocidade mínima da batedeira.

Colocar a massa com cuidado sobre a calda com nozes e castanhas.


Levar para assar em forno preaquecido a 200graus,  por aproximadamente 50 minutos, quando, ao espetar um palito,  sair seco.


Para assar em forno elétrico eu uso a manha da Eliana Pires Lebre:

"Eu faço  assim...

aqueço por 10 minutos parte superior e inferior.

Desligo a parte superior, e deixo só  embaixo ligado.

Deixo o tempo da receita a 200 graus.

Faltando 10 minutos ligo o superior para corar".



Marcio Martini

#prosagostosa @viamariabistro

https://prosagostosa.blogspot.com/2021/09/bolo-saia-e-blusa-amendoim-nozes-e.html