Torta de maçã-banana



Torta de maçã-banana


A receita original é da Claudia Françoso.

Quando eu fui ao mercado pra comprar maçãs encontrei esta penca de maças lindas.

Peguntei à balconista que tipo de maçãs eram aquelas amarelinhas que eu não conhecia.

- Essa é a maçã-banana. Quando chega vende tudo! Se eu fosse o senhor levava logo.

- Não me diga!! Interessante, nunca tinha visto maçã com layout de banana.

- Essa nossa Agricultura moderna tem feito verdadeiros milagres. Esse é um deles.

- Posso provar uma?

- Poder pode, mas o senhor tem que passar no caixa primeiro.


Fiz exatamente o que a gentil balconista me orientou e descasquei aquela maçã compridinha.

- Nossa mocinha, vc não vai acreditar... tem gosto de banana nanica!

- Pro senhor ver!

Tem gente que compra gato por lebre ...

já outros compram banana por maçã.



... o mercado caiu num riso que eu ainda não entendi o por quê ...


Chega de prosa


Torta maçã-banana

Receita da Claudia Françoso

(*) minhas modificações


1 xic far trigo

1 xic açúcar

1 colcha royal


4 maçãs grandes 

(*) 6 bananas nanicas

1/2 xic passas brancas

1/2 xic passas escuras

2 col pó de canela

3 ovos

1 col açúcar

120 g manteiga derretida

açúcar de confeiteiro p jogar por cima


unte e enfarinhe bem a forma redonda de fundo falso


aqueça o forno 


misture a farinha fermento e açúcar e reserve

bata os ovos com uma colher de açúcar numa vasilha e reserve


descasque e corte as maçãs em pedaços e misture com passas e canela

(*) descasque e corte as bananas de comprido e misture com passas e canela

distribua na forma redonda de fundo falso

espalhe por cima a mistura reservada

cubra com  a manteiga derretida

em seguida coloque os ovos batidos

asse por 40 minutos

retire e polvilhe açúcar de confeiteiro

(*) retire e polvilhe canela em pó


Marcio Martini

#prosagostosa @viamariabistro

https://prosagostosa.blogspot.com/2021/07/torta-de-maca-banana.html