Figos com queijo bleu



figues et fromage bleu

Figos com queijo bleu


Os queijos azuis têm uma produção mais elaborada, resultando assim numa massa macia e quebradiça, permeada por veios azulados que dão uma característica peculiar que dá nome a esse tipo de queijo. Na Itália e na França nasceram os mais famosos queijos azuis.

Os seus veios azulados vêm da injeção de culturas de Penicillium, o que também lhe confere um sabor característico.

Entre os queijos azuis destacam-se o Gorgonzola, o Roquefort e o Stilton.


- Uma sobremesa clássica servida no salão Primal no palácio do Brunei era figues et fromage bleu.

eles pegam o figo e cortam em quatro, como flor e colocam no meio farelo de bleu e umas lacas maiores no canto do prato pra pegar com o garfo.

o Sultão pedia pra servir sempre em pares e era acompanhado de licor de pera - um luxo que só os nobres dispunham.


- Nossa professor, logo figo que é uma fruta tão, tão, tão ...

- Tão simples você quer dizer, né?

- É. Figo é Tão comum nas feiras livres, que a gente nem repara neles.


- Pois é, Lu: É assim mesmo. As coisas estão na nossa cara e a gente nem percebe.

- Mas eu sou muito observadora. Lá na feira o moço me vendeu uma caixinha e me perguntou o que eu faria.

Eu disse a ele que faria figues et fromage bleu.

Acontece que aqui não tem BLEU fácil pra comprar então eu resolvi fazer com gorgonzola mesmo.


- E ficou bom?

- Professor, ficou tão gostoso que só sobraram dois e eu trouxe pro senhor experimentar.


- Ai, Lu, você é muito gentil.

...

...

- Lu, só pra conferir: Você sabe o que é queijo gorgonzola?

- Claro que sei, mestre. Vende no supermercado. Aí eu comprei nessa bisnaguinha vermelha, tão prática ...


GEEEENTE ... desculpa aí mas, ... o caso dela não tem cura!


Marcio Martini

#prosagostosa @viamariabistro

https://prosagostosa.blogspot.com/2021/07/figos-com-queijo-bleu.html