Berinjela alle Comenale



Berinjela alle Comenale

Berinjela ela ela 


Hoje temos

Berinjela alle Comenale

torrinha de arroz

pocinho de lentilha

Salada caprese cobocó


Bife à parmegiana ou filé à parmegiana, um prato brasileiro, é um tipo de bife frito, composto por um pedaço de carne fatiado, empanado com farinha de trigo e ovos (clara de ovo), coberto com queijo do tipo parmesão, presunto e bastante molho de tomate e condimentos como orégano e coentro, a gosto. 

As vezes o queijo parmesão é substituído por fatias de queijo mussarela. 


Origem do nome

O nome parmegiana pareceria derivar do italiano parmigiana, que significa aquilo ou aquele que vem de Parma, na Itália. 

Esse nome se deve, provavelmente, ao queijo utilizado em sua preparação - o parmesão, queijo italiano oriundo da região de Parma, na Itália. 

No entanto, apesar do nome, o bife à parmegiana não existe em Parma. 

Ele é, na verdade, resultado da influência italiana sobre a culinária paulista - ou seja, é um prato brasileiro.

Sobre isso o sociólogo Carlos Alberto Dória, da Unicamp, faz uma crítica, em seu livro "A Formação da Culinária Brasileira":

"O bife à parmegiana não é reconhecido como 'coisa nossa' porque não se encaixa na matriz de convergência étnica, em que o branco é representado apenas pelos portugueses".

Esta mistificação ou estereótipo próprio da população brasileira ignora o fato de que, em muitas regiões do país, como no estado de São Paulo, a influência de outras populações europeias supera em muito aquela deixada pelos portugueses.

Apesar de ser nacionalmente chamado bife à parmegiana, alguns ainda no interior do Brasil o chamam de bife ensopado com queijo ralado, pois recebe uma certa quantidade de molho de tomate, dando a impressão de ser ensopado.


MAS ... Uma italiana me ensinou que à parmegiana DELA nada mais era do que um à milanesa com muito molho, orégano e queijo parmesão, sem presunto.

Quando ela me contou isso eu fiquei resmungando onde é que estava o presunto.

Ela me contou que o dela era assim e pronto! 

E que se eu não quisesse que fosse comer no Jardim de Napoli que lá tinha. (SIC)


Bom ... como eu nunca discuti com ela ... (se é que você me entende) sempre comi desse jeitinho dela ... e era muuuuito bom.

Quando ela viajou pros Jardins do Eden eu fiquei sem eira nem beira ... mas com o tempo aprendi a fuçar nos caderninhos dela e matar a saudades,

Hoje foi um desses dias: 

Resolvi fazer uns bifes de contrafilé à parmegiana - versão Maria Comenale.


Foi aí que eu quebrei a cara! Não achei os bifes na geladeira ... só tinha uma berinjela ela ela!


Lá no método Zi-soborô, o passo zero diz 

"0 - Fai con quello che hai, sembra anche buono"

(0 - Faça com o que tem, que fica bom também)


Por conta disso, mandei ver legal assim:

cortei a berinjela em bifes 

joguei numa vasilha com água e sal e dei 10 minutos

depois sequei num pano de prato e passei na rosca-ovo-rosca

deixei uma frigideira com óleo bem quente e fritei

escorri num papel toalha

numa panelinha aqueci bem o molho de tomate

montei o prato com bife, bastante molho, orégano , queijo ralado e um fio de azeite.


DEPOIS ... bom, depois eu comi devagar!


Marcio Martini









#prosagostosa @viamariabistro

https://prosagostosa.blogspot.com/2021/07/berinjela-alle-comenale.html