Pão sovado de fubá



O Pão da Gertrudes


Pão sovado de fubá


- Sr. Marcio: Lá em casa EU faço um pão de fubá que é uma delícia, sabia?

- QUEM FAZ?

- Euzinha.

- Mas, e o Francisco Abbate? Não é ele que é o MACEIRO da hora?

- Que nada. O lance lá em casa sou eu. Repara que, quando eu não tô por lá o que pinta dele é só sanduba. Já viu isso.

- PUTZ é mesmo, duns tempos pra cá ele só posta sanduba, por sinal muito bons.

- TUDO DICA MINHA! Inclusive fui eu quem incentivou ele a melhorar o método soborô pra ZisoBorô.

- NOSSA GERTRUDES do céu! Você já é masterchef??

- Só não sou porque a Ana Paula Padrão não queria ninguém mais magrinha do que ela no programa.


(ÔLOKO)


- Eu não sabia de nada disso.

- Bom, se quiser, EU FAÇO um pão desses hoje por senhor ver. QUER?


Nesse momento, as outras PENTELHAS que estavam na rede começaram a cantar:


Funk do Deixa

Lolô & ANA


deixa, deixa, deixa

do pão dela ninguém se queixa

deixa, deixa, deixa

do pão dela ninguém se queixa


deixa, deixa, marcinho

o pão dela tem sabor e carinho

deixa, deixa, marcinho

o pão dela tem sabor e carinho


- Tá bom GERTRUDES. Depois dessa galera pedindo assim com funk e tudo, quem sou eu pra negar. Manda brasa.

- Olha só: eu escrevi nesse papelzinho a receita. 

Posta lá no grupo do jeito que tá escrito que as MINHAS SEGUIDORAS vão entender direitinho.


- Você não quer que eu converta pra gramas e mililitros?

- Não precisa. Quem mexe com cozinha vai entender facinho.



Então, queridos leitores: Só resta render-me às virtudes da GERTRUDES.


Chega de Prosa


Pão de fubá sovado

Receita da GERTRUDES

do jeito que tá no papelzinho dela


1 ovo

1 xic leite morno

1 saquinho fermento pão 

4 col açúcar 

1 xic fubá

4 xic trigo

5 col óleo 

1 colchá sal


Numa bol

leite açúcar misturar

fermento misturar

óleo e ovo misturar

1 xic trigo sal misturar

1 xic fuba misturar

põe + trigo sovar na mão até dar o ponto

cobre pra crescer 1 hora

abre a massa

modela o pão

passa em fubá como se fosse empanado

coloca na forma untada e enfubasada

cobre e deixa crescer por 30 min

faz cortes na massa pra belezura

assar no médio por 30 / 40 min 


(TOMARA QUE DÊ CERTO)















Marcio Martini

#prosagostosa @viamariabistro

https://prosagostosa.blogspot.com/2021/04/pao-sovado-de-fuba.html