Palmyra - Queijo do Reino



Palmyra - Queijo do Reino


O queijo do reino é uma variedade de queijo semiduro e maturado brasileiro, sendo considerado o primeiro queijo curado industrializado do Brasil.

Seu nome surge da relação com os queijos importados da Europa no século XIX, que assim como a pimenta-do-reino e farinha-do-reino eram considerados artigos de luxo.


Originalmente buscava se assemelhar ao queijo Edam holandês, mas sua aclimatação no Brasil acabou por criar um paladar próprio, mais forte e encorpado, que hoje é considerado um patrimônio culinário nacional.


Acredita-se que sua origem venha da época em que Portugal enviava vinhos em tonéis de madeira para a Holanda e depois reaproveitavam esses tonéis para trazer queijos Edam, de modo que os queijos passavam a ter uma tradicional coloração rósea. 


Depois, Na expotação de Portugal ao Brasil esses queijos eram parafinados e embalados numa lata metálica de modo a aguentar o longo período de viagem até o Brasil, que em média durava cerca de 3 meses.


Dessa maneira o laticínio chega ao Brasil com aroma e sabor muito mais forte e apurado do que seu parente holandês, de onde não se pode mais considerar como o mesmo queijo.


Apesar de não ser mais necessário o transporte marítimo, o queijo reino é conhecido por suas latas finamente ilustradas e sua coloração rosácea, que no brasil é tingido com o corante urucum. 


Posteriormente, seu consumo se popularizou entre as classes mais abastadas do país e hoje em dia é amplamente consumido, principalmente nas épocas de Natal e de festas juninas.


Então, não é natal e eu recebi do Santa Claus esse generoso presente outono. Coisa fina, né?

agora vou dar tratos à bola pra levantar receitas culinárias que se apropriem dessa iguaria.


Luica Helena A. Vall: MAS ... enquanto seu lobo não vem ... fazer um belo sanduba com ele ... não faz mal pra ninguém.

Tenho certeza que o Raulzito dará mais um CRQ pro saboroso sanduba, afinal ... esse moleque tá aprendendo rápido o que é bom, né mesmo?





Marcio Martini

#prosagostosa @viamariabistro

https://prosagostosa.blogspot.com/2021/04/palmyra-queijo-do-reino.html