Aperitivo de berinjela - Caponata secreta


 A Caponata da ANA

Aperitivo de berinjela - Caponata secreta


- Tio Marcio: vc viu esse post da Francisca Isabel Sansevero com o Aperitivo da Kinha?

- Qual? 


- Esse aqui, olha:

facebook.com/franciscaisabel.sansevero/posts/3823728097703130


---

APERITIVO DE BERINJELA DA KINHA

Cozinhei uma berinjela em cubinhos,  com a casca, na água com sal e umas 3 colheres de sopa de vinagre. Quando ficaram  macios, desliguei a panela e escorri-os.

Após  esfriarem, acrescentei meio pimentão vermelho e meia cebola em cubinhos também.   Acrescentei ainda, meia cenoura crua ralada, algumas azeitonas verdes picadas, sal a gosto, 1 limão espremido, azeite de oliva e orégano. 

Servi bem geladinho.

Fica delicioso com torradas.

Experimentem.

---


- Interessante, deve ficar muito gostoso.


- Bom, se fica eu não sei, só sei que quando EU FAÇO CAPONATA lá em Atibaia, até os filhotes da Eliana aparecem.

- NÃO ME DIGA! É você que faz aquelas delícias?

- QUASE TODAS! Só não gosto de fazer esfihas.
Do resto, QUEM COZINHA MUITO LÁ SOU EU!!!


- Menina, que revelação bombástica.

- É sim MARCIOÔÔO, quando eu estive lá em Atibaia, quem fez tudo pra mim foi a ANA.

A tia Eliana é boazinha que é um carinho só, mas ... quem cozinha lá é a ANA.

Aliás ... parece que ela o o tio chiquinho não podem ficar sem as duas. É O MEU CASO!!!


- Lolô: Como assim, É O MEU CASO?

- MANÉ, se toca. Quem te dá todas as letras aqui em casa? Diz aí se tem coragem.


- É verdade meninas. É a Lolô que dá um monte de palpites, mas quem põe a mão na massa sou eu.

- É bebé, mamar na vaca você não quer, né? 

CLARO QUE É VOCÊ. 

Eu não gosto de sujar as minhas mãos e nem arranhar o esmalte das minhas unhas.

PÉ DE CANA tem que prestar pra alguma coisa.


O JOGRAL PENTELHAL não se conteve:


Pé de cana, pé de cana

não faz nada e pensa que é bacana

Pé de cana, pé de cana

não faz nada e pensa que é bacana


- VOCÊS CINCO CALEM A BOCA SENÃO NECAS DE PITIBIRIBA DE CAPONATA


- Tio Marcio, PITIBITIVA ... fica perto de Atibaia?

(SIC)


- Não ANA, essa é uma expressão idiomática dos mais velhos.

- Ah tá. Olha só: eu vi que tem um pedaço de pão de fubá sobrando.

Vamos fazer um ZisoBorô dele vira numas brusquetas e aí a gente come com a MINHA CAPONATA.


- Tá legal ANA, mas ... vc tem a receita da SUA CAPONATA.

- Tenho: mas é um segredo de família e que eu jurei não contar pra mais ninguém.

- Bom, escreve então num papelzinho e eu nem deixo disponível no GDRIVE assim, nem hacker clona.

- Ah tá. Com certeza antes de eu chegar em ATIBAIA vai ter um monte de clonagens.


- Mas ANA, de que vale o conhecimento segredado na sua cabecinha?
Bora contar como faz assim outras pessoas poderão experimentar.

- É mesmo. Sabe que a Eliana vive dizendo isso?
Olha só: publica ... MAS DIZ QUE A RECEITA É MINHA!!!

- Tá legal.


NR: Letra de lombriga é que nem de médico! CADA GARRANCHO ...


Chega de Prosa


Caponata secreta

Transcrição do papelzinho com a receita da ANA


1 berinjela em cubinhos com a casca

1/2 cenoura ralada

1 tomate picado grosso

1 cebola picado grosso

1 limão espremido

6 azeitonas pretas picadas

3 col vinagre

2 col molho inglês

1 colchá sal

QB azeite, orégano


coloque os cubos de berinjela na panela e cubra com água + 2 dedos

coloque o sal, o vinagre e um fio de azeite

quando levantar fervura Cozinhe em fogo baixo por 10 minutos

desligue o fogo e escorra a berinjela numa peneira

deixe esfriar em área ventilada

depois

numa panela coloque o caldo do limão, molho inglês, azeite, orégano, berinjela, tomate, cebola, azeitona e cenoura

mexa bem

passe para vidros de conserva e leve para gelar



Torradinhas para brusqueta


Corte fatias de pão em espessura média

acomode as fatias numa assadeira untada com azeite

em cada fatia passe um fio de azeite e um chuvisco de orégano e outro de sal

leve para o forno médio por 10 minutos











Marcio Martini

#prosagostosa

https://prosagostosa.blogspot.com/2021/04/aperitivo-de-berinjela-caponata-secreta.html