Matricciana al mare com Mario Collado Amador



 Matricciana al mare com Mario Collado Amador


Um dia perdido no calendário eu resolvi fazer um tagliarini à matricciana.

Antes de começar, liguei pro Mario e disse a ele que tinha aberto um cabernet e que iria rolar uma bella pasta.

- Marcião, pára tudo. Deixa eu chegar aí na sua casa e a gente faz junto.


Deixei quito e antes que eu conseguisse terminar de falar Paranapiacaba sem errar, o Mario entrou em casa com duas garrafas de vinho e uma porção de pertences para paella.


- Salve Marcião! Olha o que eu trouxe pra animar a cozinha ... duas garrafinhas de um pinot noir que eu achei lá em casa. Você gosta né?   KKK!!!


Nessa hora já eu estava com a minha taça de cabernet pela metade e roendo uns pedação de parmesão pra tirar o gosto da uva (ECA)!


- Quer experimentar esse cabernet?

 

<NR> Pergunta besta ná? Pra quem conheceu o Mario, sabe qual foi a resposta.

Aí, um copinho de vinho , um pedaço de parmesão, uma azeitona temperada, um rabanete com azeite e sal ... e a prosa virou solta!

- Pega uma panela, coloca os pertences, cobre de água  e bota  pra ferver!

- Mario, pra quê?

- Marcião, você me disse que vai fazer um tagliarini à matricciana, né?

- É, isso mesmo,  com muito bacon.

- Então, vamos misturar tudo isso no molho ... aí vira um "Matricciana Al Mare".

- Bem pensado.

- Marcião vc tem conhaque?

- Tenho Dreher e aquele Macieira que vc me deu. 

- O que vc faz com o Dreher?

- Flambo.

- Traz os dois! E três copos. Um copo eu vou usar pra flamar.

- E os outros?

- Orra meu! Um pra mim outro pra você. Não é aqui que tem essa placa "Sirvas vinho ao cozinheiro e terás comida boa o ano inteiro" ?? 


Resumo da ópera:

 Consumimos não só as nossas garrafas de vinho como também uma grappa depois do almoço!


Chega de prosa


Matricciana al mare

100 g de bacon

100 ml de vinho branco

50 ml conhaque

500 ml de molho de tomate

400 g pertences de frutos do mar para paella - Peixaria Miami

1 pimentão picado pequeno

1 cebola picada pequena

2 dentes de alho picado pequeno

1 pimenta dedo de moça picada

QB Pimenta Calabresa

Sal só se precisar


Preparação


em uma frigideira grande e de borda alta frite o bacon

deixe derreter bem a gordura e dourar

acrescente o vinho branco e salteie 

deixe por um minuto para Deglaçar (*)

coloque alho e cebola de deixe dourar em fogo baixo

coloque o pimentão e a pimenta 

flambe com conhaque

coloque o molho de tomate e os pertences de paella

deixe cozinhar em fogo baixo

acerte o sal talvez nem precise

quando o molho apurar chuvisque pimenta calabresa

Tá pronto


(*) Deglaçagem

Deglaçagem é o processo da culinária básica que consiste em utilizar um líquido, muitas vezes uma bebida alcoólica, para retirar do fundo da panela, assadeira ou frigideira, a parte do alimento que fica ali grudada.











Marcio Martini

#prosagostosa

https://prosagostosa.blogspot.com/2021/03/matricciana-al-mare-com-mario-collado.html