Talharim A&O com fraldinha ao madeira




Talharim A&O com fraldinha ao madeira

- Professor, o sr. vai fazer aquele  talharim alho e óleo com cubinhos ao madeira?

- Lu, no caso os "cubinhos" não são regulares, portanto chamaremos estes de naquinhos.

- Como é essa levada, mestre amado?


- Mais fácil do que dizer que vem e não aparece!!!

- Não entendi ...

- ELE entendeu.


- Então mestre como começa?


- Bom, quando a vaca fica prenhe ela sempre resolve ...

- Mestre, pula essa parte e diz como faz pra fazer esse rango gostoso.


- Bom eu começo limpando 500 g de fraldinha, corto em cubos.

- O sr. mesmo disse que são nacos, CERTO?


- Certo, depois tempero com azeite, pim do reino e sal e deixo quieto por umas 48/24 horas.

- Mestre, seria algo como MEIA HORA certo?


- Isso mesmo. Enquanto isso ponho a água pra alcançar o estado de ebulição, a não mais do que 104º C.

- Prof., seria algo como ESPERAR A ÁGUA FERVER, certo?


- isso mesmo. enquanto isso, descasco um dente de alho pico, coloco um pouco de azeite numa panelinha e uma mãozada de salsinha picadinha.

Esse vai ser o molho do talharim.


- Mestre, quanto tem numa MÃOZADA?

- Da minha ou da sua?

- Entendi, deixa pra la, continue.


- Aí eu pego essa frigideira com borda mais alta, passo um fio de azeite nela, espero esquentar bem e coloco os naquinhos de carne.

- Quantos naquinhos, mestre?


- Quantos der pra não fritar bem, a frigideira precisa estar bem quente senão a carne chora e cozinha, não frita.


- Como assim chora, mestre?

- A carne solta a água que está entre as fibras dela.

Com a chapa bem quente isso não acontece porque a carne SELA os poros antes.


- Hum, esse lance de selar é importante, pode dar tudo errado, né?

- É isso mesmo! ALIÁS vc podia SELAR A BOCA por um tempo, né?


- Não prometo...


- Na hora que a carne ficar no ponto que "o fregues" gosta, eu coloco uma colher de molho madeira e uns cogumelos pra fritar tudo junto.

- MAS, aqui na embalagem diz que "tem cogumelos", precisa colocar mais?


- Precisar não precisa, mas como eu sou italiano, eu gosto de "bastante".

- Eu também, mestre. Pode por à vontade.


- Na hora de tirar, eu desligo o fogo e coloco uma dose de conhaque "pra dar gosto".

- Gosto de quê?

- De conhaque!


- Ah, tá.


- Agora tá meio que na hora de escorrer o macarrão.

Pego uma peneira e passo todo o macarrão pra escorrer por ela.

Volto o macarrão na panelinha do molho A&O, lambuzo bem e sirvo.

Eu ponho um trisco de pimenta dedo de moça por cima de tudo, mas só pra quem gosta.

Posso por pimenta pra você?


- Não mestre, obrigada. Pimenta eu passo longe.


- É, o que seria do verde se todos gostassem de bolo?


- Professor, Não seria o provérbio assim: O que seria do verde se todos gostassem do azul? Cor com cor?

- É mesmo.


- Professor, por que tem essa cama verde pros naquinhos?

- Essa cama dá um frescor interessante e, no verão, substitui a saladinha.


- O Sr. vai levar o queijo ralado pra mesa?

- Sim cada um se serve como gosta.


...


- Tava bom?

- huuummm Professor, que delícia, eu só não como mais porque não tem!



Gente ... acho que a Lolô tá falando pela boca da Lu. Será??


Marcio Martini

#prosagostosa 

https://prosagostosa.blogspot.com/2021/02/talharim-com-fraldinha-ao-madeira.html