Esfihas abertas

 











Esfihas abertas

Esfihas abertas com recheio de carne e de gorgonzola, ricota e nozes


Outro dia eu peguei uma receita muito boa da Jo e fiz umas esfihas fechadas.

Quando eu postei no grupo muitos amigos deram pitacos, sugestões e gozações - essa parte eu vou omitir.

Então eu resolvi fazer a mesma receita da massa e mandar umas de carne e outras de espinafre, ricota e nozes.

Fui na feira e comprei uma CESTA-CHEPA com tudo o que eu precisava.

Entrei na cozinha antes das nove da manhã pra começar, devagar, com calma e com toda boa vontade do mundo e ...

- MARCIÔÔÔ, sabia que a Fontaine adora um detox que tinha no Eden e que a Serpè enjoou de tanto fazer pro Sansão?

- É Marcinho: é facinho de fazer e vai  aveia, espinafre, gengibre, maracujá, abacaxi, tomate, granola, farinha láctea e manjericão. Tô vendo que vc tem tudo aí na cesta-chepa.

- Meninas: eu tô atarantado aqui pra começar umas esfihas e vcs querem que eu pare pra fazer suquinho pras duas madames, É isso?

- Marcinho: Vc sabia que foi com esse suco que o Sansão ficou fortão e com aquele cabelão?

- Ô Fontaine, Fala sério! Foi tomando esse suco que o Sansão ficou com aquele cabelo todo?

- Foi. A Serpè fazia pra ele todos os dias.


E foi assim que ELAS ACABARAM COM O ESPINAFRE QUE EU COMPREI PRA FAZER AS ESFIHAS, entrendeu??


Daí, não prestou, né?

NADA DISSO! pra fazer a mistura de de espinafre, ricota e nozes eu tinha tudo, MENOS ESPINAFRE!

Foi nessa hora que o botão palpiteiro sussurrou:

- MANÉ: pra ficar "parecido" com o verdinho do espinafre, põe GORGONZOLA! Vê bem, pra mim, põe um chuvisco de alecrim seco em cima na hora de assar essas de queijo. EU GOSTO!


Deu nisso 


Você quer saber se eu tomei o suco? 

CLARO, tô até sentindo uma coceira no couro cabeludo. 

#CabelosDeNovoJá


Chega de Prosa



Recheio de carne:

500 g de carne moída

1 tomate grande picado

1 cebola picada

100 ml de suco de limão

sal a gosto

Misture tudo numa vasilha, coloque numa peneira, deixe escorrer  por ao menos 30 minutos



Recheio de gorgonzola, ricota e nozes:

30 g de gorgonzola

100 g de ricota

50 g de nozes 

1 caixinha de creme de leite

salsinha e cebolinha a gosto

sal a gosto

misture tudo até ficar com ponto de pasta

quando colocar sobre as esfihas, salpique alecrim seco


Massa (receita original da Jo Romera)

750 g de farinha aproximadamente 

1 cxa de creme de leite 

2 colheres de manteiga temp ambiente 

2 colheres de sopa de rasa de açúcar 

2 a 3 gemas 

1 copo  de leite morno 

1/2 xic ( café) de azeite

1 colher de sopa rasa de sal 

30 g de fermento fresco ( padaria ) 

 Massa mais pra mole , não  precisa sovar , só misturar bem

 10 minutos   p descansar 

Faço bolinhas 

Eu "enfubazei" uma assadeira grande,  abri cada bolinha na palma da mão, passei para a assadeira, coloquei o recheio e assei em forno forte por 20 minutos

Marcio Martini

#prosagostosa

https://prosagostosa.blogspot.com/2021/01/esfihas-abertas.html