Como conservar azeitonas em salmoura

 





Presente de Grego

Como conservar azeitonas em salmoura

Do nada, uma das milhas filhas apareceu aqui com uma conversa que eu fiquei de pé atras:

- Sabe Marcio, como vc não foi um bom menino em pelo menos 60 dias no ano passado, o Bom Velhinho te deixou no toco, né?

- É ...

- Então, eu passei num atacadão e trouxe pra vc um pote com TRÊS QUILOS de azeitonas pretas gregas, daquelas gorduchas, sabe qual?

- Oi, QUANTO?

- TRÊS quilos ... eu também achei POUCO mas o moço disse que a próxima embalagem era de 500 quilos e não caberia no porta-malas do carro.


(Nem preciso comentar que se trata de uma italianinha, certo?)


- AMORECO, mas três quilos é muuuuito, a gente compra em copinhos com 240 gramas e fica rolando aí na geladeira...

- Não faz mal, guarda como a mamãe fazia, lembra?

- Claro! Depois eu vejo isso.


- Outra coisa: Me empresta o seu carro? Vou dar um rolê com a turma e a minha gasolina só dá pra volta.


(sabia que tinha coisa por tras do agrado)



E aí rolou o natal, o reveillon, ela voltou pra sampa ...


- Alô Marcio, vc já fez aquela salmoura que a mamãe fazia, pra colocar nas azeitonas?


(CAIU A FICHA HOJE)

Vou te contar em off: esse pote ficou num canto da casa e eu esqueci dele, lá fechadinho e tal.

Agora eu abri e mostrei pra ela as fotos.


- Aí que lindas, na semana que vem eu tô aí e a gente come juntos tá?

AH, ia esquecendo, vc achou a receita da mamãe?


(SIC)


Depois desse susto eu comecei a perguntar em off se alguém, tinha a "receita da Maria".

Claro que ninguém tinha, nem ela, saia "da cabeça".

Aí uma santa chamada Lucia Helena A. Vall me mandou o que vc vai ler a seguir.

Agora tô atras de vasilhames "pra meios" três quilos de azeitona.


Fiquei pensando com aquele botão que me aperta:


Será este o verdadeiro "presente de grego"?


Fala sério.


Chega de Prosa


Como conservar azeitonas em salmoura


Ingredientes para a salmoura

Para 1 litro de solução de salmoura


1 litro de água mineral

90g de sal integral

100ml de vinagre de vinho branco

Azeite, o suficiente para cobrir

* A solução de salmoura deverá ter uma percentagem de 5% a 12% de sal por cada 100ml de água. Se encher muitos frascos pode duplicar ou triplicar a receita. O importante é que mantenha as proporções.


Ingredientes para temperar azeitonas

Para um frasco pequeno que levará cerca de 170g de azeitonas (vulgar frasco de compota); o frasco deve estar esterilizado


1 raminho generoso de tomilho fresco

1 folha de louro

1/2 rodela de limão

1 dente de alho fatiado

1/2 colher de chá de sementes de mostarda amarela

1/2 colher de chá de pimenta preta em grão

1/2 chilli seco ou fresco com sementes


Procedimento

Num recipiente grande misture a água com o sal e o vinagre. 

Mexa bem com uma colher até dissolver totalmente o sal.

Coloque os temperos no fundo do frasco.

Encha o frasco com as azeitonas. 

Tenha atenção para não o encher demasiado, deixe a espessura de um ou dois dedos de espaço livre.

Cubra as azeitonas com a salmoura e de seguida com uma camada espessa de azeite para que nada fique exposto ao ar. 

Pode desenvolver-se bolor nas azeitonas se não ficarem totalmente submersas.

Feche o frasco e guarde na despensa durante pelo menos dois meses. 

(Eu abri um frasco duas semanas depois, estavam óptimas e já tinham adquirido bastante sabor)

Pode consumir as azeitonas directamente do frasco, ou servi-las com um fio de azeite, alho picado e sementes de coentro esmagadas.


Filipe Lucas Frazao

Janeiro 19, 2014

Fonte: 

https://chillicomtodos.wordpress.com/2014/01/19/como-conservar-azeitonas/


Marcio Martini

#prosagostosa

https://prosagostosa.blogspot.com/2021/01/como-conservar-azeitonas-em-salmoura.html