Pão de alecrim e azeite















Pão de alecrim e azeite


Hoje eu resolvi dar o troco num prosa com o Buby Weigand.

Outro dia comendo ostras no Rancho Gaivota, lembramos de umas passagens e ele me contou por alto de um lance de um pão caseiro que levava azeite na massa.

Claro que a hora, dado ao alto teor etílico do embalo eu passei batido.

Depois o tempo passou e hoje cedo, quando eu acordei com um galo chato piando bolero no meu ouvido, resolvi fazer.


A receita eu tirei de uma cartola de mágico que eu tenho de um halloween que não rolou esse ano.

Coisa fina! A massa ficou lisinha e eu nem precisei vestir uniforme de academia pra fazer das dobras.

Pão de farinha, água, sal, azeite e alecrim.

Fácil de fazer: tempo médio 4 horas.

Teria dito um botão tagarela...

- É Mané, tem a manha de deixá a massa descansá. Depois é só festejá!

Do resto, é dois pra lá, dois pra cá!


NR: 

Já sei:

Ficou parado no lance dessa tábua cortadora de pão, né?

A letra é a seguinte: no SÉCULO PASSADO, no itaim bibi, o Olivier Anquier sacou uma padaria - acho que se chamava LES BRIOCHES - toda estilosa e, entre todas as outras estrelas dele, havia essa tábua.

É uma bolação super prática principalmente porque a faca não "corre" do corte.

A donzela raspa de canela dura por aqui até hoje.


Então, né? Ainda tem essas coisas velhas que prestam pra caramba, mas, com todo o respeito, o cara que usa também já passou da hora, né não?

Diz que a FONTAINE quando viu o cara disse assim:

- VIIIIXE, ESSA UVA TÁ PASSA! TÔ FORA!

(maldaaaade)


Chega de prosa 


Ingredientes


250 ml água morna

500 g far trigo

5 g fermento seco

50 ml azeite extra-virgem

1 colher de sopa (rasa) de sal

1/2 xic alecrim seco

sal grosso para a hora de assar

Preparação


misture tudo numa bol, mexa com colher de pau, cubra e descanse 45 min

abra a massa na mesa enfarinhada faça 15 dobras, volte a massa pra bol, cubra de descanse 20 min

Repita duas vezes

passe a massa para uma outra bol enfarinhe e descanse 30 min

enquanto isso unte com azeite, enfarinhe e coloque a panela e a tampa

ligue o forno no quente

passe a passa para a panela e faça cortes

pulverize pitadas de sal grosso

tampe e leve ao forno forte por 35 min

destampe e asse por mais 20 minutos

se achar que tá na hora

desligue o forno, abra meia tampa por 15 minutos

retire o pão para uma prancha e deixe esfriar por mais 30 minutos

tá pronto


Marcio Martini

#prosagostosa

https://prosagostosa.blogspot.com/2020/12/pao-de-alecrim-e-azeite.html