Pão com ovo e alecrim







Pão com ovo e alecrim


Trata-se de mais uma receita secreta da minha família que eu prometi nunca revelar.

Espero que você compreenda o valor afetivo que eu tenho por ela. Só posso revelar o que usei um ovo!


A Lolô me acordou logo tipo 6 com um lero de que tava com vontade daquele pão quentinho pra ela comer de café da manhã.

- Mulher, só de processo tem mais de 4 horas, fora o tempo pra esfriar ...

- Não faz mal. Pula logo e começa já. Quando ficar pronto passa um café e me acorda que eu tô no melhor do sono. VAI LOGO!


Eu mereço: afinal, só fui bom menino 300 dias esse ano :-(


Chega de prosa


Ingredientes


1 ovo

250 ml água

500 g far trigo

5 g fermento seco

1 colher de sopa (rasa) de sal

1 colher de sopa de alecrim seco

QB sal grosso, azeite


Preparação


misture tudo numa bol, mexa com a mão, cubra e descanse 45 min

Abra a massa na mesa com tampo enfarinhado e faça dobras por 5 minutos

cubra a massa com a bol e descanse por 45 min

Abra novamente a massa na mesa com tampo enfarinhado

faça dobras e formate uma bola (como se fosse uma bola de pizza)

cubra a massa com a bol e descanse por 15 min

nesse momento aqueça o forno com uma panela untada com azeite com tampa

passe mais azeite na panela, coloque a massa, 

faça cortes, salpique sal grosso e um pouco de alecrim seco

passe mais um fio de azeite sobre a massa

tampe e leve ao forno forte por 30 min

destampe e asse por mais 20 minutos

desligue o forno, abra meia tampa por 5 minutos

retire o pão para uma prancha e deixe esfriar por 30 minutos


Marcio Martini

#prosagostosa

https://prosagostosa.blogspot.com/2020/12/pao-com-ovo-e-alecrim.html