Paella "parecida" com a Valenciana

 





 


Paella "parecida" com a Valenciana

Versão Mario Collado Amador


A paella é um prato à base de arroz, típico da gastronomia valenciana — daí que em Portugal seja comumente conhecido como arroz à valenciana e no Brasil como paelha valenciana — e popularizado por toda a Espanha (com uma grande quantidade de variações adaptadas ao ingredientes das diversas regiões da cozinha espanhola e noutros países, convertendo-se numa referência da gastronomia espanhola.

É um guisado de arroz, carne e verduras preparado numa paella sobre fogo, seja um paeller ou um fogão. A receita é originária da marjal da Albufeira de Valência, na comarca natural da Ribeira do Júcar, a sul da cidade de Valência. É consumida em qualquer ocasião, especialmente quando se reúnem amigos ou famílias, sábados, domingos ou em feriados tradicionais e é considerado o prato típico do País Valenciano por excelência.

O prato era inicialmente uma refeição simples confeccionada com os ingredientes disponíveis para além do arroz: carne de coelho, frango ou até pato; verduras (diferentes tipos de feijão — bajoques, fesols ou garrofons — e tomate), azeite, água, açafrão, caracóis e sal. Ao longo do tempo foi modernizando-se e entrou nas ementas dos restaurantes, onde é cozinhada com diferentes tipos de marisco, incluindo bogavantes, camarões ou lagostas.

A sua internacionalização levou à criação de pratos com pouca relação com o original valenciano. Para evitar a confusão gerada por esta situação, um grupo de cozinheiros valencianos, na qual se incluem algumas associações de restaurantes, declararam a necessidade de oficializar uma única receita, e aplicar às restantes uma designação que não a de paelha valenciana.

No Brasil, normalmente é feita com frutos do mar.

Fonte: wikipedia


Em Cananeia, o Mario faz uma Paella "parecida" com a Valenciana. Parecida porque tem cara, mas a gente por aqui só usa pertences do mar.

Feitas essas considerações agora vem aquela coisa da receita que "sai da cabeça", mas eu vou tentar reproduzir "mas o menos" como virou por aqui.

Como você tá vendo na foto, ficou uma gracinha e não sobrou nem pra fazer vacina. Quem sabe na próxima sobre uma marmitinha pra o dia seguinte.


Chega de prosa


Paella "parecida" com a Valenciana


12 unidades de camarão grande

400 g pertences para paella

400 g arroz arbório

l2 gr de açafrão espanhol

2 cebolas picada pequeno

2 cabeças de alho picado pequeno

1 pimentão

QB azeite extra-virgem



Preparação


Numa frigideira grande e de borda alta 

unte bem com azeite

coloque os camarões lavados com casca e tudo de doure, separe

jogue toda a cebola e o alho, passe mais um fio de azeite e refogue

coloque agora os pertences de paella, mais azeite e mexa - deixe cozinha por 10 minutos

coloque o arroz e misture

dilua o açafrão em água quente e misture com o arroz

acrescente água para cozinhar o conjunto por uns 10 a 15 minutos mexa de vez em quando

acerte o tempero com sal, pimenta do reino ou molho de pimenta

decore com tiras de pimentão e os camarões e termine de cozinhar por mais 2 minutos

retire a frigideira para a mesa, passe mais um fio de azeite por sobre toda a paella e sirva quente

Harmonização: Vinho refrescado ou sangria


Marcio Martini 

#prosagostosa

https://prosagostosa.blogspot.com/2020/12/paella-parecida-com-valenciana.html