Bolo de Aveia Fácil

 






Bolo de Aveia Fácil


Outro dia uma grande amiga veio prum café com bolo e me deu uma letra legal:

- Marcio, eu não faço com farinha de trigo, sabe a balança né?

- Pois é comadre, mas ...

- Facinho, menino: troca por farinha de aveia e boa.


Desse dia até hoje cedo, essa belezinha da Lolô, que é a paixão de vocês, não parou de me azucrinar.

Vê bem: quem quiser, eu mando a Lolô de presente e mando ainda duas cestas básica de brinde. Quem quer?


Bom ... agora começa a saga: não tinha farinha de aveia!!!

- Mané, improvisa!!! - esse é o palpiteiro do meu botão.

- Mano, tô sem receita.

- Faz fácil. pega uma que vai farinha e muda umas coisinhas.

- Será?

- Se ficar ruim dá pra Lolô, ela traça do mesmo jeito.

- TADIIIINHA!


- O que tem eu aí nessa prosa???


(ferrou)



pra deixar barato, peguei o que eu tinha por aqui:

1 xícara de flocos de aveia dos meus matinais e outra de granola.

Resolvi fazer numa panela de barro redonda sem o furo do meio.


O resultado ficou muito bom. Fofinho, saboroso e vai "virar pó" logo mais num café com bolo pruns amigos da casa.


Chega de prosa


Ingredientes


1 xícara flocos de aveia

1 xícara granola

3 colheres de açúcar - LOWSUGAR

3 ovos

250 ml leite fervendo

1/2 xícara óleo

1 colher de chá fermento químico

1 colher de sobremesa essência de baunilha

1 colher de café rasa de sal


Preparação


unte uma forma com óleo e farinha de trigo

aqueça o forno no forte

na tigela da batedeira

quebre os ovos em separado um a um e coloque na tigela

depois coloque o leite, o açúcar e o óleo

bata no fraco por 3 minutos

acrescente a aveia e bata mais 1 minuto

acrescente a granola e bata mais 1 minuto

coloque  a baunilha e o sal e bata mais 1 minuto

desligue

coloque o fermento e bata com colher de pau pra misturar um pouco

passe a massa para a forma e leve ao forno por pelo menos 35 minutos

não abra o forno nesse período

depois faça o teste do palito

quando não sair mais massa grudada o olo tá vem assado por dentro

desligue o forno

abra meia tampa e deixe esfriar por 10 minutos

retire e espere mais 20 minutos para desenformar

tá pronto


A textura é do outro mundo, mas aí é história com foguete e ET e eu conto outra hora.


Marcio Martini

#prosagostosa

https://prosagostosa.blogspot.com/2020/12/bolo-de-aveia-facil.html