Sanduba gratinado

 







Sanduba gratinado


Sanduíche de carne de panela com queijo do reino gratinado


Outro dia a Eliana postou uma carne assada na panela de pressão da Dona Lina digna de Master Chef.

A carne fica saborosa, muito bem temperada e dá vontade de comer mais e mais.

Já fiz essa receita dela muitas vezes e cada dia fica mais saborosa.

Aqui em casa eu faço,deixo esfriar, separo em porções e congelo - se bem que nunca passou de 2 dias.

A receita tá no final do post.


Acontece que deu um ataque de ciúmes no botão que me aperta quando soube que a Teresa tá cuidando muito bem do Carlitto e despencou:


- Você não gosta mais de mim. 

Só falta agora dizer que aderiu à bossa do Abatte de só usar camisa polo!

Pô, cuida um pouco de mim também.


- Meu amigo botão: o que vc quer que eu faça pra de agradar.

- Faz aquele parmegiana que apareceu no grupo, com bastante fritas e 1/2 litro de vinho seco, aí eu fico feliz.


- Menino, perdeu o juízo? 

Nesse horário essa comida é muito pesada.

Depois você vai ter Azia, África, Europa e Oceania numa tacada só.


- Putz, é mesmo, Que tal um sandubinha gratinado.
Pega aquela carne da Dona Lia, joga mussa em cima, deixa gratinar e  me chama.

- Brô, vou fazer melhor, aqui em casa eu tenho saca só:


pão francês

carne de panela da dona Lia

fatias de queijo do reino (piracanjuba)


Vê a levada:


Vou pegar pão francês fresquinho cortado no meio e com pouco miolo

passar uma colherada daquele molho da carne

colocar dois pedaços de carne 

cobrir com 4 fatias de queijo do reino

Mandar pro forno elétrico por 5 minutos

tá pronto


- ORRA MEU! QUE DEMAIS!

posso te pedir mais uma coisinha, só?


- Claro, não quero que você fique triste. O que é?


- Canta pra mim aquela do Endrigo em que ele fala

"La festa appena cominciata È già finita" ...


- Pegou pesado.


Fica aqui uma dica pro Abbate:

Pára de mimar "elas" senão elas tomam conta!



Chega de prosa


BIFE DE PANELA DA DONA LIA

Receita original da Eliana Pires Lebre


500 grs de bifes não muito finos (usei lagarto)

2 cebolas médias

2 tomates grandes

Azeitonas a gosto (eu prefiro as pretas)

12 folhas de louro

Sal, pimenta do reino moída na hora, paprica doce, orégano e cheiro verde a gosto.

Azeite Q.B


Fatie as cebolas e tomates em fatias médias.

Na panela de pressão coloque um fio de azeite e acomode metade dos bifes.


Sobre eles, disponha metade dos tomate e cebola.

Disponha azeitonas e metade das folhas de louro.


Tempere com sal, pimenta, Páprica, orégano, cheiro verde, regue com azeite.


Repita a operação.

No final da montagem, acrescente 150 ml de caldo de legumes.


Tampe a panela e leve ao fogo.

Assim que pegar pressão, conte 10 minutos.

Desligue e deixe que a pressão saia sozinha.

Está pronto para servir.


Marcio Martini

#prosagostosa

https://prosagostosa.blogspot.com/2020/11/sanduba-gratinado.html