Salada Proteína

 


Salada Proteína

 

Nesse calor ...

Cama de rúcula, lagarto de panela frio, tomate, limão, mamão, abacaxi, manjericão

Pocinho Bèchamel morno com raspas de noz moscada

 

 

 

 

- MARCIÔÔÔÔ ... A Carmem Miranda tinha um samba que falava

Salada Proteína, tem vitamina.

Salada sustenta e faz crescer!!!

- Nada disso: Era Banana Menina, tem vitamina, Banana engorda e faz crescer!

 

(duas vozes)

- AZAR DELA.
Agora, Faz pra gente, você é tão bonito e lindo e esbelto  e fofinho.
 Faz que A GENTE come.

 

Querido leitor? "A GENTE" em voga são as pragas da Lolô e da ANA que despencardm da Cachoeira do Rio das Minas numa carona com o @Ricardo Ghion.

Tem uns "amigos" que eu preciso apagar da minha lista.

 

- Meninas: Como é essa Salada Proteína?

 

- (ANA) Tio, cê tá por fora. Hackeia da minha mãe Eliana ou do meu tio Carlos.

- (lolô) NADA DISSO. Salada é com a Claudia e não tem pra ninguém.

- (ANA) MANÉ, Cê tá na roça? Até o Raulzito sabe que quem é do babado é a Vall.

- (lolô) MANÉ É VOCÊ, GORDA!

- (ANA) GORDA, EU? Se mire comadre!

 

- PAREM VOCÊS DUAS!!

Já não chega esse botão palpiteiro da camisa que me aperta pra me amolar?

Agora vocês também? Não me faltava mais nada.

 

- BRÔ, vc é um cara maneiro, leva essas minas no bico e faz do jeito que eu gosto.

Depois você diz que viu um vídeo da Jo fazendo parecido e fica tudo certo.

 

- Queridinho: Tudo bem? Tava com saudadinha da sua vedete?

- PÔ Arlete, que hora mais "maus" pra vc aparecer.

Tá rolando um conflito familiar e essas minas não vão com a sua cara.

 

- Benzinho: eu não ligo, não sou ciumenta.
Além do mais, o que é meu tá dominado.

- hum hum!

 

 

- CONFLITO, CONFLIT em inglês, tem SETE LETRAS.

DESTINO, DESTINY, tem SETE LETRAS TAMBÉM.

SETE te lembra alguma coisa?

 

- Oi Madame Soraya, lembra sim.

A senhora ensina que SETE DÁ SORTE, né?

 

- Isso mesmo. Sorte traz paz e amor...

 

 

 

 

- SORAYA BELLA, tu sei La Regina della mia vitta!

Prendi questa mano Zingara  Dimmi pure che destino avrò ...

 

- Ai que lindo, Don Martini. Arrepiei só de ouvir sua voz, Vem almoçar comigo, vem bem!
Depois a gente toma um licor na rede e você canta “Dio come ti amo” no meu ouvido ...

 

 

 

---

Então, essa música diz "Pegue esta mão cigana, Diga-me que destino terei".

Meu destino é cuidar da Lolô, do Don Martini, ... e desse monte de encrenca que ele arruma pra você.

 

(Mais um pindura com direito a muffins recheados, cataia e licor de marraschino.
 Mano: vou falir.

 

E eu só queria uma saladinha com alguma proteína ...

 

Chega de prosa

 

 

Molho bèchamel (souce bèchamel)

 

meio litro  de leite

1 folha de louro

1 cebola pequena picada

1 dente de alho cortado em pedaços

Noz-moscada  e pimenta do reino a seu gosto

 

Coloque todos os ingredientes com o leite para ferver

mexa

espere esfriar por meia hora

peneire e reserve

 

 

Roux

 

2 colheres de manteiga

2 colheres de farinha de trigo

 

coloque a manteiga numa panela e leve ao fogo para derreter

tire a panela do fogo

acrescente a farinha aos poucos e mexa para não empelotar

coloque em fogo baixo

mexa para fazer uma mistura homogênea e cremosa

tire a panela do fogo e desligue

 

Agora é a hora do preparo final do bèchamel

 

aos poucos coloque o leite peneirado e mexa com colher de arame sempre para não empelotar

ligue o fogo baixo

coloque essa panela no fogo e deixe ferver

fique mexendo até ficar no ponto

acerte o sal

 

Tá pronto

 

Dica di Cuoco

 

ROUX (do francês vermelho alaranjado ou ruivo) é uma preparação originária da culinária francesa utilizada como espessante de molhos, sopas ou guisados.

Consiste em cozinhar farinha de trigo em manteiga derretida, até formar um creme espesso e homogêneo.

 

 

 

Marcio Martini

#prosagostosa

@prosagostosacananeia

https://prosagostosa.blogspot.com/2020/11/salada-proteina.html