Tagilarini, alho, óleo e confit





Tagilarini, alho, óleo e confit


Abrideira: Focaccia Margheritta

Principal: Tagliarini, alho, óleo e confit

Salada au Chez Serpè: barca de abacaxi com cubos de rabanete, tomate e abacaxi e chuvisco de erva-doce regados com um fio de gin

Pocinho: balsâmico, limão espremido, pim do reino, raspas de tomate com sementes, azeite, sal, erva-doce seca

Harmonização: Cerveja puro malte

Saideira: Cataia com canela


Então, eu prometi pro Franscico Abbate que ia fazer e fiz. Taí.

O que eu não sabia é que aquelas três tagarelas iriam aparecer por aqui ...


- Marciôôô, voltei e trouxe duas amiguinhas comigo a SOL e a ANA.


(as duas em dueto)


- Oi tio Marcio, estavamos com saudade do seu tempero, da sua comida, daquelas gostosuras de lanche do seu DMC.


- ah, ra ra! Então vocês voltaram com essa futriqueira só pra comer da minha comida.


- (dueto) Claro que não. A gente também gosta de vinho, cerveja, caipirinha ...


- Marciôôô: O que você tá inventando aí.


- Nada não, eu prometi ao Francisco Abbate que faria uma massa com tomate confitado e eu ag...


- (dueto) Ai, o tio Chico! Ele também é nosso amiguinho. Daqui nós vamos como o Uber do Giba pra casa dele.


- Marciôôô: Eu vou também! Eu vou também! ... Posso né? Deixa vá. Eu quero tanto.


- NANANINA NÃO!


- (dueto) AVE TIO MARCIO, como o senhor é mau. 

Nem se a gente comer só um pouquinho e não beber quase nada hoje?

Aí o senhor deixa? Deixa vá. Ela também gosta muito do tio chico.


GEEEENTE:

Vê bem:

Se eu vou pra pasargada, reclamam.

Se eu fico em São Caetano, reclamam.

Se eu uso Shampoo pra colorir meus cabelos, reclamam.

Se eu faço café sem canela, reclamam.


Tô numa sinuca !

Ajuda aí!!!


Chega de prosa


Tagliarini, alho, óleo e confit


Ingredientes para uma pessoa

125 gr tagliarini grano duro

2 dentes de alho fatiado na tabua em fatias finas - não pique

1 colher de sopa azeite

2 colheres de sopa de tomates confitados 

sal e azeite extra-virgem


Preparação


Para o verão use tomates confitados gelados

Para o inverno use tomates confitados aquecidos morno


ponha no fogo alto a panela de cozinhar macarrão com 1 litro de água

quando a água ferver coloque 1 colher de sobremesa de sal e um fio de azeite

mexa bem

coloque o Tagliarini

marque no cronometro o tempo que manda na embalagem

mexa o macarrão pra não grudar

numa frigideira, coloque uma concha de água fervente da panela do macarrão

coloque o azeite

coloque o alho fatiado e baixe o fogo

quando o alho começar a dourar

aumente o fogo e mexa pouco

dois minutos e pronto desligue o fogo

quando o Tagliarini ficar no ponto

aumento o fogo  da frigideira e coloque, com um garfo de macarrão, pegue todo o Tagliarini e coloque na frigideira

mexa até o Tagliarini começar a dourar e acrescente azeite ao seu gosto

Sirva no prato enrolado num garfo grande

cubra parte com tomate confitado

decore com fatia de focaccia ou pão italiano e ramos de manjericão


Tomates confitados


Receita da Maristela Ferreira com tomatinhos

Ingredientes

4 xícaras de tomates cereja abertos em metades

um punhado de folhas de manjericão com caules

4 dentes de alhos

sal à gosto

2 xícaras de azeite extravirgem


Preparação

Pré aqueça o forno.

Forre a assadeira com o manjericão

cubra em uma camada de tomates

salpique o sal e a pimenta

disponha os alhos e regue com azeite.

Asse em fogo baixo até que os tomates estejam macios

quando as peles começarem a abrir, ficou pronto

Tempo total: cerca de 35 minutos




Receita do Marcio Martini com tomates normais

Ingredientes

4 xícaras de tomates picados em tiras do tamanho de um dedão

um punhado de folhas de manjericão com caules

4 dentes de alhos

sal à gosto

2 xícaras de azeite extravirgem


Preparação

Pré aqueça o forno.

Forre a assadeira com o manjericão

cubra em uma camada de tomates

salpique o sal e a pimenta

disponha os alhos e regue com azeite.

Asse em fogo baixo até que os tomates estejam macios

quando as peles começarem a abrir, ficou pronto

Tempo total: cerca de 35 minutos







Marcio Martini

#ProsaGostosa


https://prosagostosa.blogspot.com/2020/10/tagilarini-alho-oleo-e-confit.html