Pão 40 dobras - dois pães na mesma fornada

Pão de farinha, água e sal

Fácil de fazer: tempo médio 3 horas


Hoje pulei tipo 8 da madrugada e mandei ver DOIS PÃES na mesma fornada.

Aí, esse botão palpiteiro da minha camisa, que vive me apertando falou:


- Pô Marcião, esse lance de fazer dois de uma vez só é bem difícil, precisa saber Matemática, né Mané?

- Meu caro botão, claro que não. Basta pegar duas bols e fazer duas receitas.

- Ah ... tá ...


Continuando ...

Num deles fiz um corte em cruz.

No outro, fiquei com uma lombriga danada de ver um "pão com topete" da Eliana Pires Lebre.


Foi aí que esse botão palpiteiro britou:

- MANÉ, SE JOGA. ARROJA!!!


Deu nisso!


Dica di Cuoco:

Enquanto cabe, Forno quente é que nem coração de mãe ...


Chega de prosa 


Ingredientes para um pão


250 ml água morna

500 g far trigo

5 g fermento seco

1 colher de sopa (rasa) de sal


Preparação


1 - misture tudo numa bol, mexa com a mão, cubra e descanse 30 min


2 - faça 10 dobras e cubra e descanse 10 mim

3 - faça 10 dobras e cubra e descanse 10 mim

4 - faça 10 dobras e cubra e descanse 10 mim

5 - faça 10 dobras e cubra e descanse 10 mim


6 - passe a massa para uma outra bol enfarinha e descanse 30 min

    enquanto isso unte com azeite e coloque a panela com tampa no forno quente


7 - passe mais azeite na panela, coloque a massa, faça cortes, tampe e leve ao forno forte por 15 min

8 - destampe e asse por mais 30 minutos

9 - desligue o forno, abra meia tampa por 5 minutos, retire o pão para uma prancha e deixe esfriar por 30 minutos



Marcio Martini

#prosagostosa

https://prosagostosa.blogspot.com/2020/10/pao-40-dobras-dois-paes-na-mesma.html