Panquecas de Abobrinha


Panquecas de abobrinha


Panquecas de abobrinha, arroz branco e salada tropical

Hoje resolvi fazer umas panquecas bem grossas, recheadas com bastante linguiça calabresa moída, um montão de mussarela, muito orégano e molho de tomate até o talo da assadeira - daquele jeito que o forno gosta pra ficar bem sujo e todo espirrado.

Na hora que eu abri a geladeira um botão da camisa mais atrevido sussurrou "MANTRA DO NADA".

Tremi geral. É mesmo. Madame Soraya leu na numerologia que eu preciso comer LEVE porque o mantra diz:

Mantra do nada
Nada com nada dá nada.
É roubada andar com molecada,
Quando a musa é sofisticada,
você pode cair numa cilada.
Alimente-se leve sempre, com muita salada. 

Aí eu fiquei triste. Também que saco esse botão.
E tem mais: Ele é o que mais me aperta!

Então me lembrei que uma vez falando com a Silvana Bianchi ela me falou de um picadinho de abobrinha dá hora.

MATOU NO NINHO!


Eu gosto de abobrinha. Punto e gasta!

Pra falar sério, abobrinha é rica em fibras, carotenoides, vitamina E, A, C e minerais como selênio, cálcio, zinco, cobre e manganês, além de ter poucas calorias.

Com esses nutrientes, ela ajuda na visão, na digestão e ainda nos ossos.

Quando cozida, pode ser consumida em lasanhas, macarrões e outras receitas.

Me dei bem!


Chega de Prosa


Panquecas de abobrinha



Recheio da panqueca
Picadinho de abobrinha


Ingredientes

2 abobrinhas picadas pequeno

1/4 de xícara de azeite

1 cebola média picada

2 dentes de alho picados

2 tomates picados

1 pimenta dedo de moça sem caroço picada

sal, pimenta-do-reino, orégano e salsinha picadinha a gosto


Preparação

aqueça o azeite numa panela média - fogo fraco

refogue o alho e a cebola

espere dourar

coloque a abobrinha 

mexa bem pra pegar todo o tempero

refogue um pouco

coloque o tomate


agora é a hora do sal e outros temperos

aqui vai do seu gosto - eu coloco até uma borrifada de molho inglês

passe o fogo para forte

deixe cozinhar por mexendo de vez em quando

quando chegar no ponto de molho que você gosta

salpique salsinha

desligue e reserve


Massa das panquecas


Ingredientes


1 xícara de chá de leite

1 xícara de chá de farinha de trigo

1 colher de chá de sal

1 ovo


Preparação


Tenha todos os ingredientes em temperatura ambiente

Aqui em casa eu tiro tudo uns 15 minutos antes e deixo lá fora tomando a fresca do dia.


No copo do liquidificador

Coloque tudo menos a farinha e bata por 1 minuto

coloque a farinha aos poucos bata coloque mais, até acabar toda a farinha

depois disso bata por mais 1 minuto


leve o copo para a geladeira e deixe quieto por uns 20 minutos

(nesse tempo, se você ainda não fez a abobrinha, dá e sobra tempo)


Agora é a hora da massa da panqueca na frigideira virar o disco de panqueca


aqueça no forte uma frigideira ou panquequeira untada no azeite.

deixe esquentar bem.

coloque um pouco da massa para formar o disco da panqueca.

regule a levada pra nem deixar muito fina nem muito grossa essa camada de massa.


Agora é a hora do pânico


quando as bordas da panqueca estiverem soltando, é a hora de vira para o outro lado.

Nessa hora há alguns "acróbatas" que conseguem fazer isso jogando a massa por ar e pegando do outro lado.

reserve

repita até terminar toda a massa


Dica di Cuoco

Há no mercado panquequeiras, frigideiras e tapioqueiras.

As dimensões ideais das frigideiras e tapioqueiras para uso doméstico são: 24 cm Comprimento x 21 cm Largura x 2 cm Altura.


Como eu já cansei de deixar "o disco cair", me arrumei bem com uma omeleteira e panquequeira.

Na verdade são duas frigideiras com dois cabos e as duas ficam sempre presas uma na outra por uma dobradiça.

Na hora da acrobacia eu não faço feio. Tô tão craque que faço panquecas até com "uma mão só no guidão".

A minha omeleteira tem 21 cm Comprimento x 19 cm Largura x 4 cm Altura.




Marcio Martini

#Prosagostosa

@prosagostosacananeia

https://prosagostosa.blogspot.com/2020/09/panquecas-de-abobrinha.html