Cozido de linguiça

 


Cozido de linguiça

Cozido de linguiça toscana fresca, arroz com cúrcuma
Salada Tropicália: Rúcula, abacaxi, tomatinhos, mussarela de búfala, manjericão

- MARCIÔÔÔÔ, adivinha só quem chegÔÔÔ?

(posso falar? tava tão bom sem ela por aqui)

- Ué Lolô, enjoou das suas amigas lá no Marujá?
- Não, eu vim pra você fazer um cozido de linguiça que a minha amiga Jô disse.

- Quem é essa nova amiga Jô, eu conheço?
- Conhece sim. Ela e amiga da ANA da Eliana Pires Lebre e a SOL Lucia Helena A. Vall.

- Hum ... ãhãh ... sei. Não sei quem é?

- Sabe sim o nome dela é Jô Romera lá do grupo e ela faz um cozido de linguiça que as meninas pediram pra levar.

- Ah, sei quem é.
Só pra entender: Quer dizer que a senhorita veio pra pegar mais brasa e já vai voltar, é isso?

- Isso mesmo. Vou aproveitar uma carona no barco do Carlinhos que vai zarpar depois das três.
Olha, vai fazendo que eu preciso matar a saudades dessa minha redinha tão quentinha. Quando ficar pronto me acorda, tá? Beijinhos.

- Tá legal, deixa comigo.

Putz não acho essa receita, vou apelar para o além.

- Alô madame Soraya, desculpe o incômodo mas, a senhora tem aí a receita de cozido de linguiça que a Jô Romera  faz?

- Eu não mas, MENTALIZE!

- Como?

- Você é surdo? Mentalize o cozido de linguiça que a Jô faz.

- Mas eu nem  ...

- M E N T A L I Z E!
Ou precisa que eu desenhe?

-Não senhora, eu acho que consigo, afinal num cozido de linguiça deve ter linguiça cozida e  ...

- CAPTEI! 

É parecida vou te escrever.
Tá em .pdf precisa converter,
é fácil de fazer,
mais ainda de comer.
Amanhã eu vou querer.

(DANCEI E ME FERREI)

Chega de prosa

Cozido de linguiça

500 grs de linguiça toscana fresca
3 batatas grandes
2 cebolas médias
2 tomates grandes
Azeitonas a gosto (eu prefiro as pretas)
12 folhas de louro
Sal, pimenta do reino moída na hora, paprica doce, pimenta dedo de moça. erva-doce, alecrim, orégano e cheiro verde a gosto.
3 colheres de azeite (para cozinhar)
150 ml caldo de legumes


Cozinhar as batatas

lave bem e não descasque
coloque as batatas numa panela com 2 litros de água
tempere com um fio de azeite e sal a gosto
mexa e espere levantar fervura
tampe a panela baixe o fogo e cozinhe por 10 minutos
espete o teste a maciez 
reserve


linguiças 

se você usa linguiças frescas congeladas EXECUTE ESTA ETAPA
tire as linguiças do freezer e coloque numa vasilha com água por 5 minutos
fure as linguiças com um garfo  coloque as linguiças num refratário com tampa
coloque no microondas por 4 minutos
reserve 

se você usa linguiças frescas refrigeradas EXECUTE ESTA ETAPA 
fure as linguiças com um garfo coloque as linguiças numa vasilha
reserve 


Preparação da panela de pressão

Fatie as cebolas, tomates e batatas em fatias médias
pique a pimenta dedo de moça com as sementes

Na panela de pressão coloque o azeite e acomode as linguiças 
Sobre elas, disponha os tomate, cebola, batatas, azeitonas e folhas de louro
Tempere com sal, pimenta, Páprica, orégano, pimenta dedo de moça, cheiro verde, regue com azeite
acrescente 150 ml de caldo de legumes

Tampe a panela e leve ao fogo.
Assim que pegar pressão, conte 15 minutos.
Desligue e deixe que a pressão saia sozinha.
Está pronto para servir.

Marcio Martini
#prosagostosa
FB: @prosagostosacananeia
IG: @prosa_gostosa
Veja as receitas completas no link
https://prosagostosa.blogspot.com/2020/09/cozido-de-linguica.html