Bifes de Panela

 


Bifes de panela

- Alô, é o Marcio?
- Sim, é ele. Quem fala?
- Aqui é a Ana, lembra de mim?

Arrepiei todo. 

(CLARO QUE LEMBRO) 

Ai ai ai! Aquela vozinha meiga, charmosa e com o "R" arrastado, só podia ser a Rosanna Cristtina Matarazzo Benedetti.

Estudamos juntos na faculdade e a famlília dela era do Rio. Eles mudaram pra Sampa porque o Dr. Giacommo Benedetti veio comandar a cirurgia do Hospital Matarazzo.

Ela era chamada de "Ana" só pela turma do bar Brahma - boa de copo e prosa e um charme quando tinha jogo do Flamengo. Ainda lembro dos seu olhos ...

- Alô, alô! Tem alguém ai?

- AAAANA, querida, quanto tempo? Outro dia eu falei com o Paulão e ele lembrou de você e das rodadas de vodca. Bons tempos, né?

- SEU MARCIO: Aqui não é ESSA SUA ANA, é uma outra.

Arrepiei como um gato.
OUTRA ANA?
Rapaz, você tá muito saidinho, diria aquele botão vive me apertando - palpiteiro.

- Oi, desculpe a confusão mas, a gente já se conhece?
- Só rapidamente. Eu entrei aí na sua casa com a Lolô pra pegar uma coisas.

MOLEQUE - é a ANA da Eliana Pires Lebre. Palhaçada essa, hein? Você não vale um vintém!

- (pigarro) Então Ana, em que posso te ajudar? Tudo bem aí no Marujá?

- Tá sim, só tem que a Lolô pediu pra dizer você fazer PRA ELA aqueles bifes de panela da Dona Lia.

CIDADÃO DO BEM - quanta mulher na sua vida. Quem é essa tal de Lia, hein?

- Desculpe Ana mas  ... eu não conheço nenhuma dona Lia e muito menos a receita.

- Ah, isso é fácil: Entra no facebook e escreve BIFE DE PANELA DA DONA LIA, aí vem a receita que a minha mãe postou.

- Aaaah Aaaah, tá. Já sei: é pra mandar na escuna de amanhá, certo?

- Como o senhor adivinhou?




- Deixa pra lá. Eu sou discípulo da Madame Soraya.

- De quem?

- Nada não, esquece. fiquem tranquilos, vai logo cedo, tá?
- Tá, beijinhos.

Aí eu mandei ver na receita que tá aí embaixo. Deixei esfriar e experimentei.

MAAAANO: FICOU DA HORA!

E agora? não vou mandar nada disso pra ninguém.

 ... Já sei!

Fui na pararia, comprei um pão de forma, presunto, queijo, coloquei num isopor, lacrei bem e escrevi por fora:
---
Queridos: fiquei sem internet e não consegui baixar a receita. Segue um lanchinho.
Beijos
Marcio
---

Chega de Prosa


BIFE DE PANELA DA DONA LIA

500 grs de bifes não muito finos(usei lagarto)
2 cebolas médias
2 tomates grandes
Azeitonas a gosto (eu prefiro as pretas)
12 folhas de louro
Sal, pimenta do reino moída na hora, paprica doce, orégano e cheiro verde a gosto.
Azeite Q.B

Fatie as cebolas e tomates em fatias médias.
Na panela de pressão coloque um fio de azeite e acomode metade dos bifes.

Sobre eles, disponha metade dos tomate e cebola.
Disponha azeitonas e metade das folhas de louro.

Tempere com sal, pimenta, Páprica, orégano, cheiro verde, regue com azeite.

Repita a operação.
No final da montagem, acrescente 150 ml de caldo de legumes.

Tampe a panela e leve ao fogo.
Assim que pegar pressão, conte 10 minutos.
Desligue e deixe que a pressão saia sozinha.
Está pronto para servir.

Marcio Martini
#prosagostosa
FB: @prosagostosacananeia
IG: @prosa_gostosa
Veja as receitas completas no link
https://prosagostosa.blogspot.com/2020/09/bifes-de-panela.html