Virado à Paulista



Virado à Paulista


04/08 - Desafio aceito

Na semana passada o Varotto postou um virado nota 10 dizendo que era um prato paulistano bem antigo e, devido à minha longevidade, eu devia conhecer bem e me desafiou a fazer algo semelhante.
Tá pago !!!

Por falar em coisa antiga, eu fui fundado no século passado, como ele e alguns de vocês.

No tempo da minha fundação tinha Chevrolet Bel Air. Um vizinho lá de casa tinha um e o legal era quando ele juntada a molecada pra dar uma volta.


Em 1958 Eu gritei GOL DO PELÉ, um cara que ninguém sabia quem era, só que era um moleque que jogava no Santos.


Nessa época tinha uma amiga que jurava de pé junto que esse lance de homem na lua ela via todo domingo na matinê do cinema, nos filmes do Flash Gordon.


A turma da rua fazia vaquinha pra comprar um maço de cigarro Macedonia e fumar na roda de moleques. O mesmo cigarro corria de na mão de todos até a bituca queimar o dedo.


Também vi muita cédula de eleição do cacareco. Naquele tempo a eleição era com cédulas e a  molecada da rua juntava  de monte pra depois subir na lage da escola e fazer chuva de papel picado. A diretora da escola "adorava".


Nesse tempo meu pai era Janista fervoroso e numa eleição eu ganhei uma vassourinha.


Fui Circo do Arrelia, lá na Tv Record, na av Miruna, comer pipoca e rir das palhaçadas dele com o Pimentinha e o resto da família.


Toquei todos os domingos e depois que acabava o Jovem Guarda eu continuava tocando e cantando até dar sono. Sabia todas as letras e tocava todas as harmonias no tom do cantor ou cantora.  Era a glória!


- Ouvi no rádio toda gritaria do AI-5 e em casa tinha sempre a edição do dia do jornal Última Hora.


... Acho melhor parar, né? 

Chega de prosa

Virado à Paulista

Componentes da foto:
Fatia de limão, bisteca de porco, arroz branco, couve, tutu, linguiça, banana, ovo frito e cachaça com cataia e anis estrelado.


Ingredientes

3 xícaras de feijão cozido e batido
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
1/2 xícara de farinha de mandioca
2 colheres de sopa de óleo ou azeite
2 bistecas
Suco de 2 limões
1/2 kg de linguiças
2 bananas nanicas
1 ovo batido com 1 copo de leite
farinha de trigo para empanar
1 maço de couve higienizado
1/2 kg de torresmo em tiras
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Arroz cozido

Preparação 

BISTECA

Deixe marinar as bistecas com limão, sal e pim. do reino a gosto por uma hora
Aqueça uma panela com no óleo ou o azeite
Coloque as bistecas e frite com tampa
De vez em quando dê olhada e ponha água para não secar
Quando chegar ao ponto desligue o fogo e reserve

LINGUIÇA

Fure os gomos, coloque numa vasilha, cubra com papel toalha e leve ao microondas por 3 minutos
Deixe esfriar um pouco e corte em rodelas
Frite numa frigideira com azeite ou óleo e depois reserve

COUVE

Retire os talos das folhas da couve, enrole as folhas e corte bem fininho
Refogue com azeite e sal e reserve

TUTU

Refogue a cebola e o alho, depois, junte o feijão e deixe ferver um pouco.
Em seguida, acrescente duas xícaras de água e sal a gosto.
Quando encorpar, junte uma xícara de farinha de mandioca e mexa sem parar, até o ponto de pirão
reserve

BANANA FRITA

Descasque e corte as bananas em pedaços grandes
Cada pedaço passe no trio de ovo-trigo-rosca - como no milanesa
Frite com óleo muito quente 
reserve

Na hora de levar à mesa, garanta que todos os componentes estejam bem aquecidos

DICA DI CUOCO

Para manter os componentes aquecidos, cada qual coloque numa vasilha com tampa, embrulhe com jornal ou pano de prato e deixe num canto sem vento, preferencialmente fechado.

Marcio Martini
#ProsaGostosa
@prosagostosacananeia
https://prosagostosa.blogspot.com/2020/08/virado-paulista.html