Saltimbocca com berinjela



Saltimbocca com berinjela

Saltimbocca alla romana com bifes de berinjela

Essa coisa de lombriga é um problema. Outro dia a Lolô viu um post da Eliana Pires Lebre de Saltimbocca alla romana com mignon suíno, fritas e saladinha que não prestou. Desse dia até hoje ficou infernando com essa lenga-lenga: "Faz pra mim, faz que eu como".

Aí eu, que não nasci nessa semana, mandei um lero que colou legal, vai vendo:

- Lolô, você vive me dizendo pra maneirar no rango que você está de regime, né?
- É.
- Você até tem comido mais saladinha do que outra coisa, né?
- É, é, de salada eu gosto.
- Você também me fez fazer bolo sem açúcar pra esse fim, né mesmo?
- É. Esse bolo que você faz sem açúcar fica muito bom. Eu como sem culpa.
- Então, menina. Que conversa é essa de "faz pra mim Saltimbocca da Eliana", logo com carne de porco? Seu regime vai pro vinagre!!!
- É. É mesmo. Mas eu gosto tanto, que pena. Ei, peraí. E se você fizer com bife de berinjela em vez de bife de porco?
- Tá louca? que lance é esse de bife de berinjela?
- Ué, facinho. Corta a berinjela como bife, passa à  milanesa e boa. O resto é igual.

... Palpite de lombriga é complicado, nem sempre rola. Dessa vez ficou deu bom.



- Ficou bom né?
- Lolô, dessa vez você acertou na cabeça.
- Então, agora posso pedir a sobremesa? Eu mereço. Eu quero uma Canjica de Amadei DUPLA com Tia Maria.
- E o seu regime?
- La dieta, vai all'inferno!!



Chega de prosa


SALTIMBOCCA ALLA ROMANA

6 bifes de filé mignon (usei bifes de berinjela)
6 fatias de presunto cru (usei presunto cozido)
6 folhas grandes de Salvia (usei manjericão)
80 grs de manteiga gelada
1 cálice de vinho branco
1 ovo - para o milanesa
Sal e pimenta a gosto
Farinha de trigo quanto baste

Passe os bifes de berinjela em ovo e farinha de trigo
Coloque sobre cada bife uma fatia de presunto e uma folha de Salvia. Prenda com um palito.

Tempere com sal e pimenta do reino, tomando cuidado com o sal, pois o presunto é bem salgado.
Passe pela farinha de trigo, retirando todo o excesso.

Aqueça muito bem uma frigideira grossa
E coloque uma pontinha de manteiga e um fio de azeite. 

Coloque os bifes primeiro com o presunto para baixo. 
Quando virar, colocar um pouco de vinho (equivalente a uma colher de sopa).

Repita até passar todos os bifes, mantendo aquecidos.
Quando terminar, coloque o vinho restante na frigideira . 
Deixe reduzir e junte a manteiga gelada. Sirva sobre os bifes.



Marcio Martini
#ProsaGostosa
@prosagostosacananeia
https://prosagostosa.blogspot.com/2020/08/saltimbocca-com-berinjela.html