Risoto de tomate seco


Risoto de tomate seco

Segunda é dia de trampo. Pulei cedo, tomei um café com manjericão e bolo de fubá com erva-doce e me mandei pras compras.
Fui atras de unas cositas que eu vi nas dicas postadas do grupo e resolvi comprar pra fazer.

- Mercado eu gosto. Vou junto peraí, vou pegar um casaquinho pro caso de esfriar.
- Lolô, fica em casa quieta.
- Não senhor, eu vou. Eu vou junto!
(começou bem o dia)

Na passagem pelas gôndolas, essa lombriga palpiteira como ela só já se assanhou:
- Olha, tem chocolate, bombom, bala e biscoito. Eu gosto de tudo isso. Compra pra mim? compra vai. Eu gosto tanto?

- Lolô, explica aqui pros nossos leitores, porque eu já tô cansado de falar, que você está fazendo um regime pra perder peso.

- Posso mesmo, falar com eles? Que da hora!
- Claro, afinal todos já te conhecem mesmo.

- Ah, hum, tá bom. Então eu quero começar mandando um beijo pras minhas amigas: Pra Eliana Pires Lebre, pra Claudia Françoso, pra Wilma Ristori Russo, pra Teresa Masullo, pra Silvana Bianchi, pra Regina Duarte, Pra Valquiria Bocatto, pra ...

- Lolô, se, manca. Isso não é programa de auditório.

- Ué? Você não disse que eu podia falar? Então? Bom, também quero mandar um beijão pro Carlos Varotto , pro Sergio Callegari, pro ...

- Pára com isso menina. Era só pra falar pra eles que por que você está de regime, é só isso.

- Viu só como ele me trata? Vocês estão vendo? Euzinha deixo ele comer tudo o que ele gosta e ele fica aí nessa regulação comigo. 

- Lolô, não é isso. Não tô te regulando.
- Ah é? Então pronto. Compra esse potinho de tomate seco e faz pra mim aquele risoto que eu gosto pra tomar com vinho branco riesling bem geladinho.

Sinto muito amigos, mas tive que dar um tempo nessa lombriga espaçosa.
Agora vou pra casa fazer esse risoto e colocar o vinho na geladeira antes que ela comece a resmungar.

Chega de Prosa

Risoto de tomate seco

Caldo de legumes
restos de legumes da cozinha
1 litro e água
ferver e guardar
esquentar na hora de preparar o risoto
acertar o sabor do sal


Ingredientes para o risoto para uma pessoa
50 g arroz arbório ou carnaroli
1 colher sopa de manteiga
1 colher sopa de cebola picada
1 colher sopa de de queijo parmesão ralado
1 cálice de vinho branco seco
2 conchas de caldo de legumes - talvez não use tudo
50 ml de creme de leite
50 g de tomate seco picado

sal, ajinomoto  e pimenta do reino à gosto



Preparação

O Risoto se faz mexendo a panela praticamente a todo o instante pra acertar o ponto de apurar. Por conta disso, os tempos aqui descritos podem não corresponder à realidade da sua casa. Os fatores que influenciam diretamente no tempo são: caloria do fogo, temperatura ambiente, temperatura dos ingredientes utilizados. O importante é que os grãos do arbório devem ficar macios e cremosos, mas não papentos.

numa panela no fogo baixo
coloque a colher de manteiga e a cebola picada
refogue
depois coloque o arroz arbório e o vinho branco
espere evaporar um pouco
depois coloque uma concha de caldo
deixe cozinhar 2 minutos
coloque o creme de leite
mexa
coloque o tomate picado
mexa
depois de um minuto coloque o queijo ralado
mexa
depois de outro minuto coloque sal, ajinomoto  e pimenta do reino à gosto
mexa
SE PRECISAR coloque mais um pouco de caldo
mexendo sempre, deixe apurar
Depois que ficar pronto desligue o fogo
deixe descansar por 30 segundos

decore com fatias de tomate, alecrim e manjericão

sirva quente


Na foto você tem o risoto de tomate seco decorado com fatias de tomate temperadas, manjericão, alecrim. tomatinhos e mussarela de bufala temperada com ervas finas




Marcio Martini
#Prosagostosa
@prosagostosacananeia
https://prosagostosa.blogspot.com/2020/08/risoto-de-tomate-seco.html