Pão e bolo assados juntos

Pão e bolo assados juntos

O Almoço do Dia Dos Pais

Hoje é sábado, eu mereço uma dormideca mais esticada.

Que nada! Acordei às 6h50 com os gritos da Lolô:

- Marciôôô, lindinho, acorda!! É Dia dos Pais e eu quero que você faça um almoço especial pra mim.

Eu vou querer pão de forma fresquinho pra pochar no molho e quero bolo de fubá com erva-doce pra comer tomando café com manjericão.


Meu amigo leitor, hoje Não é o dia dos pais, é amanhã, mas vou dar corda nessa capuchetta pra ver aonde  esse lero dela vai parar.

- Oi querida, bom dia pra você também. Você dormiu bem?
Veja bem: Nesse seu cardápio ... num tá faltando nada não?

- Ah é mesmo. Olha, faz pra mim uma saladinha com tomate confitado, uns pedaços de gorgonzola, um pouco de palmito, umas folhas de erva doce e rúcula e rega bem com acetto, azeite, pimenta do reino, sal e orégano. Tá bom né?


- Claro, está maravilhoso, mas isso é uma salada. Você não vai querer um penne à campezine calabrese como no outro dia? Você comeu tudo!!

- Não, nem me fale. Não quero, eu estou de dieta.  (SIC)

Enquanto você toca a vida aí a cozinha, vou ficar aqui na rede com o meu cobertorzinho.
Ah, tô ouvindo aquela sua playlist MISTURA FINA lá no Spotify. To vendo que você colocou umas novas da Andrea Motis, coisa fina!!! Ciao bello.
Outra coisa lidinho: quero Cointreax gelado depois do almoço, com folhinha de manjericão como a gente tomou no Cairo, lembra.


Sobrei com a missão de fazer um pão e um bolo pra madame, eu mereço.


Bom, mas eu só tenho UM FORNO!

E é pra fazer pão e bolo pro almoço NO MESMO FORNO. Como é?



Assar DUAS COISAS DIFERENTES no mesmo forno? Será que dá??

Liguei pra Madame Soraya pra ela ver na numerologia e ela me disse assim:


Lembra do seu Mantra?

"Pra cada gole impar, tome outro pra formar par."

A vida é bela e curta, estamos aqui para tudo isso de bom e belo aproveitar.

Coma e beba logo, antes da hora chegar. 

Depois? 

Depois você vai levar tudo isso para lá se lembrar.


E desligou.


Como eu não entendi nada, pensei assim:

Hoje é 8 e agosto também é 8. 8 + 8, dá 16 QUE É PAR!!

Fiquei na mesma, mas o mantra diz ""Pra cada gole impar, tome outro pra formar par".

FÁCIL, captei vossa mensagem, oh Bendita Santa Mentora Numeral.

No forno DUAS COISAS. Duas receitas, Então DUAS cervejas !!

Boa conclusão, né mesmo?


Deu certo. 



O que eu fiz foi simples assim:

Faltando 30 minutos pra colocar o pão pra assar, eu liguei o forno.

Faltando 15 minutos, eu comecei a bater o bolo.

Quando a massa do bolo tava pronta foi só abrir o forno e mandar os dois pra dentro.

Depois, tem que pastorar pra ver como estão ficando.

O pão demora uma hora pra assar, assim meia e mais meia.

O bolo demora uns 40 a 50 minutos, assim meia hora e depois fica olhando pra ver o ponto.


Coloquei os dois no forno e depois de 35 minutos abri o forno pra virar o pão

Tava tudo ainda crescendo

Aí quando deu 45 minutos eu furei o bolo, tava bom

Tirei o bolo e deixei o pão mais 15 minutos

Quando deu o tempo abri o forno e achei que ainda dava pra assar mais

Dei mais 5 minutos no forte e tirei


EU RECOMENDO. Só precisa cuidar pra não abrir o forno antes de 30 a 35 minutos.


Chega de Prosa





RECEITAS

Pão de forma

Ingredientes


 3 1/2 Xícara farinha trigo

7 g fermento biológico seco

3 colheres chá de açúcar

1 colher de chá de sal

2 colheres sopa de azeite

1 xícara de chá de água

1 ovo


Preparo

Colocar todos os ingerentes numa vasilha

misturar com a mão

passar da vasilha para a mesa

Sovar a massa até ponto de véu - entre 10 e 15 min

passar a massa para uma vasilha

Cobrir a massa de deixar descansar em local seco e sem vento por 90 minutos

passar a massa para a mesa

unte a assadeira com manteiga e trigo

abra a massa, faça as dobras para caber na assadeira

coloque a massa com a dobra para baico na assadeira cubra e deixe crescer por 90 minutos

faltando 30 minutos

ligue o forno no médio

na hora de assar

coloque a assadeira e mantenha o forno no médio

vai assar por 60 minutos

aos 35 minutos, mude a forma de posição no forno para assar por igual

quando ficar pronto

tire do forno, desenforme sobre uma grelha e pincele manteiga para ficar com a casca ainda mais saborosa

não mexa mais por uns 45 minutos

tá pronto


Dica di Cuoco

Para manter o forno com boa unidade, coloque um pano ensopado com água dentro e uma vasilha também com água.

antes de colocar o pão no forno, coloque essa vasilha lá no fundo e mantenha durante a primeira fase de assar o pão.

depois retire para o pão continuar assando só com a umidade restante do forno.


Bolo de fubá com erva-doce 

Ingredientes 

3 ovos inteiros

1 xícara (chá) de açúcar

2 xícaras (chá) de fubá

3 colheres (sopa) de farinha de trigo

80 ml de óleo

200 ml de leite

1 colher (sopa) de fermento em pó


Preparo

Unte uma forma de bolo com furo no meio com azeite e farinha

Em um liquidificador, adicione os ovos, o açúcar, o óleo, o leite

bata por 15 segundos

Depois, mantenha o liquidificador funcionando com copo aberto

despeje aos poucos

um pouco de fubá, um pouco da farinha

bata um pouco

um pouco de fubá, um pouco da farinha

bata um pouco

um pouco de fubá, um pouco da farinha

e por fim o fermento

depois bata até a massa ficar lisa e homogênea


Despeje a massa em uma forma untada e polvilhada

Leve para assar em forno médio 180° preaquecido por 40 minutos


Tá pronto


Marcio Martini

#prosagostosa

@prosagostosacananeia

https://prosagostosa.blogspot.com/2020/08/pao-e-bolo-assados-juntos.html