Linguiça frugal



Hoje é una bella Domenica de far niente e eu aqui de bobeira.
Acordei 7h30 atropelado pelo despertador e pulei no susto no calendário achando que era segunda.
Larguei o pau num café esperto e aí me toquei que era domingo. 

Nessa hora a Lolô tava desmaiada lá na rede depois de mandar bem um copo americano de café com dois pedaços de bolo, canjica de amadei em dose dupla e mais um pedacinho de pão com torresmo - coisa meiga.

Me joguei de volta, apaguei a luz, tranquei as janelas e ... e ... FALA SÉRIO, nada de sono. Engraçado, no século passado isso não acontecia comigo ... o que será que mudou?

Bom, pulei fora, penteei o cabelo (sic), passei pelo zap e vi uma postagem do Varotto de uma linguiça acebolada com arroz e fiquei pensado: faço ou não faço, faço ou não faço. Decidi: não vou fazer.

Aí vim pro computador, vi os emails, abri o face, respondi uns beijos, e aquele zap do Varotto me atentando: faço ou não faço, não faço. Não faço: Hoje é domingo, vou almoçar fora.

Liguei prum pessoal daqui.
- Seu Marcio, não tá funcionando, só delivery.
Liguei prum outro pessoal.
- Maestro, a gente só tá atendendo delivery.
Liguei prum terceiro. tocou 15 vezes. Liguei de novo. Tocou até cair. Quando eu tava ligando ...

- Marcio, por que você não faz aquela linguiça ardida que eu gosto bem acebolada e com um arroz com pinhão, com cara de churrasco?
- Oi Lolô, você não tava dormindo? 
- Eu tôôô né mas, você fala tanto palavrão quando não consegue o que quer que eu acabei acordando. Faz logo esse rango que eu gosto e pára de fazer barulho, hoje é domingo, deixa eu dormir, Caspita Nonna!!

Essa lombriga, além de malcriada é mal-humorada, parece com umas italianas que eu conheço.


Dei um tempo. Nada. Então dei uma olhada na varanda e lá estava ela largada de novo na rede, enrolada naquele cobertorzinho de flanela xadrez escocês que toda criança tem - No frio ela não larga dele.


Bom, não tem jeito, se eu não fizer essa maledetta linguiça com arroz e pinhão, na hora que ela acordar vai ser aquela falação que eu já conheço.
Mandei ver. Foi assim:

Joguei uma frigideira no fogo baixo, com um fio de azeite e deixei esquentar.

Chorei uma cebola inteira em rodelas bem grandes e coloquei na frigideira.
deixei dourar.

Lá da varanda veio uma vozinha:
- Huuum que cheiro bom, capricha aí, Ah pra mim não põe alho.
(entendeu?)

Peguei uma tripa de linguiça, cortei em gomos de uns 2 cm
Na hora que a cebola dourou, joguei a linguiça, mexi, coloquei mais um fio de azeite, tampei e abaixei o fogo.

Numa outra panelinha coloquei o arroz.
Um fio de azeite, um cabo de colher de páprica defumada, um punhadinho de orégano, um cheiro de molho inglês.
deixei esquentar no fogo baixo.

Depois de 2 minutos, a linguiça chorou o que tinha.
Com uma concha "sequei" a água da frigideira.
Passei um fio de azeite.
Mandei destampado no fogo alto até a linguiça ficar como eu gosto.

Montei num prato com uma saladinha de tomate com sal e aceto balsamico.



Abri a segunda cerveja e acordei a Lolô.



Chega de Prosa

Marcio Martini
#Prosagostosa
@prosagostosacananeia
https://prosagostosa.blogspot.com/2020/08/linguica-frugal.html