Dois pães de forma caseiros




Dois pães de forma caseiros

Dois pães de forma caseiros com uma receita só


Pão de forma caseiro com recheio de torresmo castanhas
Pão de forma caseiro com recheio de frutas cristalizadas

Achei de fazer a receita do AMO PÃO virada pra dois pães.
Eu moro sozinho e acaba rolando e o resto você sabe.
Eu divido a massa em dois, faço os pães e quando fica pronto, dou um tempo pra esfriar, pego um deles embrulho com plástico filme e mando pro freezer e quando o outro tá acabando, só ai é que eu tiro esse congelado.

Eu sempre tenho um descongelado porque se eu for lembrar de tirar do freezer na hora de comer e aí o descongelar é "mais demorado" e a Lolô fica me amolando: "eu quero agora, não quero esperar nada". Essa amolação dela é um porre.

Essa amolação dela do "eu quero agora" é antiga, vou contar até três vai vendo.

(1) Pelo menos uma vez por mês ela me fazia ir no Moraes, Na São João pra pegar aquele filé esperto deles.


(2) No inverno ela me levava na Visc. de Parnaíba, no Presidente 2424 pra que comer bolinho de bacalhau e bacalhau  à Gareiro com batatas a murro.


(3) No dia dos namorados era de lei - Restaurante Noubar, numa travessa da Santo Amaro depois que passa a estatua do Borba Gato. Lá ela mandava ver um fondue que eles faziam que era desesperador.



Nessa balada ela me amolou que queria pão com torresmo e outro com sabor de panetone. Pode isso?


Chega de Prosa

Dois pães de forma caseiros na mesma receita

Ingredientes

2 formas de 10x24x6,5 cm.

Pré-fermento (Esponja) 
- 113 g (3/4 xícara) de farinha de trigo
- 113 g (1/2 xícara) de água
- 6 g (1/2 colher de sopa) de fermento biológico seco instantâneo

Massa final 
- 452 g (3 1/2 xícara) de farinha de trigo
- 254 g (1 xícara) de leite integral
- 45 g (6 colheres de sopa) de açúcar 
- 11 g (1/2 colher de sopa) de sal
- 45 g (3 colheres de sopa) de manteiga sem sal
- 25 g de torresmo
- 25 g de castanhas do pará picadinhas
- 50 g de frutas cristalizadas
- 1 colher de chá de essência de panetone

Preparação

ESPONJA

Numa vasilha coloque farinha, água e fermento
mexa um pouco pra juntar bem a farinha com o fermento

cubra e deixe descansar por 30 minutos

MASSA DO PÃO

Numa outra vasilha misture todos os secos
farinha, sal e açúcar

coloque toda essa mistura sobre a esponja
abra um buraco no meio
coloque a manteiga quase derretida
mexa com colher de pau
depois devagar coloque o leite e mexa a massa

depois mexa com uma mão e vire a vasilha com a outra até a massa soltar da mão - algo como 5 minutos
tire a massa da vasilha e coloque sobre a mesa 
cubra e deixe descansar por 10 minutos

SOVA DA MASSA

sove por 10 minutos
volte a massa para a vasilha, cubra e deixe crescer por 60 minutos

DOBRA DA MASSA

Tire a massa da vasilha e coloque sobre a mesa levemente polvilhada com trigo

divida a massa em duas parte
Abra cada parte e coloque o recheio

dobre os lados como se fosse um envelope
faça isso umas 5 vezes

unte as formas com manteiga - unte também as bordas

faça as últimas dobras para o pão
coloque cada pão numa forma
cubra e deixe descansar por 45 minutos

Ligue o forno no fraco e deixe aquecendo

ASSAR OS PÃES

No fundo do forno coloque uma vasilha com água para criar umidade no forno
coloque as formas e deixe assar por 25 minutos em forno forte
depois, abra a tampa, retire a vasilha com água, vire as formas dos pães para assar por igual
deixe assar por mais 20 minutos

desligue o forno
retire os pães das formas para uma grelha
com os pães ainda quentes passe manteiga derretida sobre as superfícies
deixe esfriar pelo menos 30 minutos antes de cortar
Tá pronto

Marcio Martini
#ProsaGostosa
@prosagostosacananeia
https://prosagostosa.blogspot.com/2020/08/dois-paes-de-forma-caseiros.html