Bolo de frutas cristalizadas com baunilha


Bolo de frutas cristalizadas com baunilha

Eu gosto de bolo, mas não gosto de bolo de noiva, daqueles que têm creme, andares, partes e firulas.

Gosto do bolo simples, só com uma casquinha por cima, sem recheios mirabolantes, a não ser quando são frutas cristalizadas. Aí é a minha paixão. Agora, se tiver um café preto fresquinho, aí o caso fica mais sério - pode até virar namoro ou amizade!

Dos vários sabores, eu sempre sobro assim: Fubá, milho ou baunilha. Não que eu não goste dos outros, mas estes três têm aquela coisa da memória afetiva que acaba me pegando pela boca.

Na receita de hoje eu fiz um sabor baunilha com umas mudanças pra ficar do jeito que eu gosto. Misturei frutas cristalizadas, com passas e erva-doce. 

Ficou do Céu!

- Hum, que cheirinho de bolo-que-eu-gosto é esse aí na cozinha, hein? Tá me pegando aqui na rede. Conta vai? Do que é? É de um que eu gosto? É né? Fala que é, vai, faaaala?

Nem vou continuar o texto porque tenho certeza que você até já sabe o final.

Aliás, quer brincar de ADIVINHA? 

Legal: então comenta aí no post qual foi a resposta da Lolô pra seguinte pergunta minha:

- Lolô, é um bolo de frutas cristalizadas com baunilha. Eu nem te chamei aí na rede porque eu sei que você está de regime.

- (escreve você o que ela teria respondido - vai ser bem engraçado)

Chega de prosa

Bolo de frutas cristalizadas com baunilha

Ingredientes

4 ovos
250 g de margarina
3 xícaras de farinha de trigo
10 g fermento
1 xícara de leite
1 vidro de leite de coco
2 xícaras de açúcar
1 colher de sopa de baunilha
1 xícara de frutas cristalizadas
1 colher de sopa de erva-doce


Preparação

ligue o forno no forte e deixe aquecer por 15 minutos
unte uma forma com margarina e farinha de trigo

Na vasilha da batedeira coloque os ovos, margarina e o açúcar.
bata por 2 minutos em velocidade baixa.
depois metade do leite
bata 1 minuto
coloque o leite de coco
bata 1 minuto
aumente a velocidade para o máximo
coloque 1 xícara de farinha
deixe misturar bem
coloque a segunda xícara
acrescente a outra metade do leite
deixe misturar bem
agora é a parte final da farinha
coloque e se precisar acrescente mais um pouco de leite
bata por 4 minutos no forte
desligue 

agora é a hora dos sabores e do fermento

coloque as frutas, erva-doce, baunilha e fermento

ligue no fraco e bata por 15 segundos o suficiente para misturar bem, só isso não bata muito.

passe a massa para a forma e leve a forno até dourar ( entre 40 e 5 minutos)
faça o teste do palito - se sair seco tá pronto.

desligue e espere 5 minutos
retire a forma não vire o bolo
espere esfriar por ao menos 20 minutos
tá pronto

Dica di Cuoco
Os tempos de assar variam de acordo com os ingredientes e a ambiente local:
Farinhas e fermentos, leites, margarinas têm propriedades diferentes a cada fabricante.
Umidade do ar, temperatura local e clima também influenciam no tempo total de assar.

Por conta dessa varáveis todas, o teste do palito é fundamental para o bom cozimento.
O palito pode ser de fósforo, de dente ou aqueles mais longos de espetinhos para churrasco.
Enfie o palito no centro do bolo.
Se o palito sair molhado, com massa grudada, o bolo ainda está cru.

Marcio Martini
#Prosagostosa
#prosagostosacananeia
https://prosagostosa.blogspot.com/2020/08/bolo-de-frutas-cristalizadas-com.html